Leia também:
X Quem era a policial que morreu atropelada por jovem embriagado

Senado recebe exposição que revela a tragédia do Holocausto

Entrada é gratuita

Ana Luiza Menezes - 18/03/2025 15h35 | atualizado em 18/03/2025 16h59

Evento abre exposição no Senado que revela a tragédia do Holocausto Foto: Divulgação

No Senado Federal, em Brasília (DF), está a exposição Holocausto – Qual teria sido seu papel nessa tragédia?, que é produzida pela comunidade da Escola Cristã Verbo Vivo, de São Joaquim de Bicas (MG). A programação teve início nesta segunda-feira (17) e vai até sexta(21).

Uma cerimônia de abertura foi realizada, nesta terça (18), no Espaço Senador Ivandro Cunha Lima, no Senado Galeria, com a presença da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), além de outras autoridades, personalidades, ativistas e entidades que trabalham pela memória do povo judaico.

A entrada é gratuita e faz parte do roteiro de visitações do Senado. O objetivo é educar sobre a perseguição e morte de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, como forma de enfrentar o preconceito, a discriminação e a intolerância contra aquele povo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Damares Alves (@damaresalvesoficial1)

As peças foram desmontadas da exposição permanente na cidade mineira para serem transportadas à capital federal. São mais de 200 objetos, como maquetes, pinturas a óleo, esculturas e desenhos, num acervo interativo e audiovisual que remonta um dos períodos mais trágicos da história mundial, no qual uma máquina de morte em escala industrial foi montada pela Alemanha nazista com o objetivo de aniquilar o povo judeu.

– Queremos ser cidadãos que se compadecem da dor do próximo, que possuem um caráter ético e moral forte, capaz de fazer a diferença em nossa sociedade, já que vivemos em um mundo onde atrocidades ainda são praticadas. Haja vista, por exemplo, o que aconteceu à família Bibas – explicou a coordenadora do projeto Sara Burgeson.

Quem visitar a exposição terá a chance de vivenciar uma verdadeira experiência de imersão num ambiente que remonta, inclusive, aos alojamentos dos campos de concentração no qual judeus foram mantidos em condições desumanas antes de serem mortos das formas mais cruéis imagináveis.

Uma das atrações será uma réplica em miniatura da casa de Anne Frank, adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto, que tornou-se símbolo mundial da luta contra o preconceito após a divulgação póstuma de seu livro, Diário de Anne Frank (1947), no qual relatou a rotina de terror de sua família na fuga da perseguição nazista.

A confecção das peças, coordenadas pelo artista Nahum Burgeson, contou com a participação de crianças e idosos. Todos os estudos realizados para a montagem da exposição foram fundamentados em fontes originais para preservar a reprodução fiel de todas as obras.

SERVIÇO:
Exposição Holocausto – Qual teria sido seu papel nessa tragédia?
Quando: Entre 17 e 21 de março.
Abertura: 18 de março, às 14h.
Local: Espaço Senador Ivandro Cunha Lima, Subsolo, Senado Federal.
Informações: Sara Burgeson (diretora) – (31) 99665-0284.

Leia também1 Zé Trovão promoverá evento sobre a Reforma Administrativa
2 Ato: Psolistas pedem explicações sobre contagem da PM de 400 mil
3 Israel mata chefe do governo do Hamas em bombardeio em Gaza
4 Eduardo anuncia que ficará nos EUA e se licenciará do cargo
5 Bolsonaro cobra Greta, DiCaprio e Macron sobre desmatamento

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.