Senado homenageia Janja e Rosa Weber no Dia da Mulher
Ambas receberam diploma das mãos de Rodrigo Pacheco
Monique Mello - 08/03/2023 11h53 | atualizado em 08/03/2023 12h21

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, receberam das mãos do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o diploma Bertha Lutz, ativista do feminismo no século 20. A solenidade ocorreu nesta quarta-feira (8).
O Senado federal também prestou uma homenagem póstuma à jornalista Glória Maria, que faleceu no mês passado.
– Meu compromisso com o aumento da representação das mulheres na política é permanente. Acredito que precisamos institucionalizar nossa presença nos espaços de poder. Também serei aliada de primeira hora nas ações contra violência de gênero na política – disse Janja ao discursar no plenário do Senado.
– A igualdade fez-se assim e continua a se fazer a sub-representação feminina também neste Parlamento a partir da perspectiva masculina a respeito da mulher. Vale dizer, igualdade formal, na lei, e não igualdade substancial, efetiva – declarou Rosa Weber.
Janja apontou que as mulheres ocupam 17,7% das cadeiras na Câmara – são 513 deputados – e, no Senado, 16% entre os 81 senadores.
– Houve avanços na representatividade de mulheres brasileiras, mas está abaixo da média mundial de 26% nos parlamentos – assinalou.
Leia também1 Janja participa de transmissão ao vivo da TV Brasil e cita Lula
2 As polêmicas de Janja em apenas dois meses de governo Lula
3 Janja terá cargo no Planalto, com gabinete e funcionários
4 Janja fala em controlar mídias sociais com primeiras-damas
5 DF: Lula participa da entrega de Ordem de Mérito a Pacheco