Leia também:
X Witzel anuncia cancelamento de concessão do Maracanã

Senado: CPI do Judiciário deve ser protocolada nesta terça

Comissão quer investigar as cortes superiores do país

Henrique Gimenes - 18/03/2019 15h31 | atualizado em 18/03/2019 15h53

Presidente do STF, ministro Dias Toffoli Foto: Agência Brasil/Antonio Cruz

Nesta terça-feira (19), o senador Alessandro Vieira (PPS-SE) deve protocolar um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os tribunais superiores do Brasil. O parlamentar conseguiu as assinaturas necessárias para criar a CPI do Judiciário na última semana, mas resolveu aguardar até esta segunda-feira (18) para que outros senadores decidam se vão apoiar a comissão. A informação foi dada pelo jornal O Globo.

À publicação, Alessandro Vieira disse que conversou com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e ouviu dele que o requerimento passará por uma análise “técnica”. O parlamentar também comentou a abertura de inquérito feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, para investigar notícias falsas e ofensas contra membros da Corte.

– A instrução do inquérito é absolutamente uma tentativa de demonstração de força e ameaça. É um ato muito fora do que se espera do Supremo. Tenho convicção de que o ato está juridicamente equivocado – ressaltou.

Durante um evento na Fiesp, Alcolumbre disse, no entanto, que o momento não é propício para se criar um clima de conflito entre as instituições.

– O nosso país precisa de estabilidade. As instituições têm de funcionar. E o Brasil não pode, neste momento delicado de sua história, ter clima de conflito entre as instituições. Uma guerra institucional não vai fazer bem ao Brasil neste momento – explicou.

É a segunda vez que Vieira tenta instalar uma CPI para investigar o Judiciário. Em fevereiro ele chegou a reunir o número necessário de assinaturas, mas três senadores acabaram desistindo.

 

Leia também1 Passeatas contra o STF tomam conta do país neste domingo
2 Regina Duarte pede o fim do STF para combater corrupção

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.