Leia também:
X Damares Alves irá processar Folha de S. Paulo e colunistas

Senado convida Ernesto Araújo para explicar visita de Pompeo

Ministro das Relações Exteriores deve ir à Casa nesta quinta-feira

Pleno.News - 21/09/2020 14h56 | atualizado em 21/09/2020 21h21

O chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo Foto: EFE/Antonio Lacerda

Nesta segunda-feira (21), a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou um convite ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para que ele compareça à Casa e explique a visita do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo. A audiência foi marcada para a próxima quinta-feira (24).

Pompeo veio ao Brasil na sexta-feira (18) para visitar as instalações da Operação Acolhida, em Roraima. No local, ele fez críticas ao governo de Nicolás Maduro, na Venezuela.

Os parlamentares aprovaram o convite a Ernesto Araújo após crítica de um grupo de senadores que queria cancelar as sabatinas de embaixadores indicados pelo governo brasileiro. De acordo com o jornal Valor Econômico, no entanto, o presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), conseguiu convencer o grupo a desistir da ideia.

A visita de Pompeo gerou críticas de diversas entidades, como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que afirmou que a iniciativa “não condiz com a boa prática diplomática internacional e afronta as tradições de autonomia e altivez de nossas políticas externa e de defesa”.

Leia também1 Bolsonaro se pronuncia sobre visita de Mike Pompeo ao Brasil
2 Ernesto Araújo rebate críticas de Maia sobre visita de Pompeo
3 Mike Pompeo sobre Venezuela: 'Vamos tirar Maduro de lá'
4 Em coletiva, Pompeo chama Nicolás Maduro de traficante
5 Maia critica visita de Pompeo, secretário de Estado dos EUA

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.