Leia também:
X Presidente do Santander Cultural é ouvido em CPI

Senado aprova voto distrital misto nas eleições

Projeto segue para Câmara dos Deputados. Medida só valerá para depois de 2018

Henrique Gimenes - 21/11/2017 20h43 | atualizado em 22/11/2017 10h15

Plenário do Senado aprova voto distrital misto para vereadores e deputados Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (21), dois projetos de lei que definem o sistema distrital misto para a eleição de vereadores e deputados. O placar da votação foi por 40 votos a favor e 13 votos contra.

Os projetos são de autoria do senador José Serra (PSDB-SP) e do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e foram apresentados para votação conjunta. Agora o texto seguirá para análise na Câmara dos Deputados, mas mesmo que seja aprovado, só valerá a partir do pleito de 2020.

Pela proposta aprovada, cada parte do território eleitoral seria dividida em distritos menores. Os eleitores votariam duas vezes nos candidatos a deputados federais, estaduais e vereadores.

Na primeira votação, o voto seria dado para o candidato de seu distrito. Já o segundo voto seria dado àqueles presentes em uma lista fechada, definida pelos partidos políticos. As vagas seriam divididas entre os mais votados nos distritos e os da lista.

O texto do relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), determina, porém, que o voto distrital misto só será adotado em municípios com mais de 200 mil habitantes.

LEIA TAMBÉM
+ Jucá: Previdência só será votada no Senado em 2018
+ Governo lança serviços digitais sobre emprego

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.