Leia também:
X Porta-voz da PM é exonerada por denunciar fake do jornal O Globo

Senado aprova projeto para restaurar regras da Palmares

Medida tem por objetivo rever mudanças na lista de personalidades da Fundação

Henrique Gimenes - 09/12/2020 19h48 | atualizado em 09/12/2020 22h02

Presidente da Fundação Cultural Palmares Sérgio Camargo de paletó e gravata verde
Presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo Foto: Reprodução/Redes sociais

Nesta quarta-feira (9), o Senado aprovou um projeto de lei para reverter as mudanças nas regras da lista de personalidades negras homenageadas pela Fundação Palmares. Com a medida, as normas anteriores serão restauradas para voltar a permitir homenagens a pessoas que ainda estejam vivas.

A proposta visa alterar uma portaria publicada pela fundação em novembro, que determinou que homenagens a negros e negras notáveis sejam concedidas apenas a pessoas já falecidas. As mudanças passaram a valer no dia 1º de dezembro e excluíram da lista nomes como Gilberto Gil, Marina Silva, Elza Soares, Milton Nascimento e Martinho da Vila.

O projeto de lei foi aprovado no Senado com 69 votos a favor e 3 votos contrários. O relator do projeto foi o senador Fabiano Contarato (Rede-ES). Ao ler seu relatório, ele fez uma homenagem ao senador Paulo Paim (PT-RS), que também teve seu nome excluído da lista.

– Nosso nobre colega é notadamente um defensor dos direitos humanos e dos trabalhadores. Foi autor dos projetos que deram origem ao Estatuto do Idoso e ao Estatuto da Igualdade Racial. Também foi coautor do projeto que resultou no Estatuto da Pessoa com Deficiência – destacou.

Contarato também fez críticas ao presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, e disse que ele “demonstrou seu desprezo pelo movimento negro brasileiro, negou o racismo estrutural e a própria violência do racismo”.

Já um dos votos contrários foi o do senador Flavio Bolsonaro (Republicanos-RJ), que disse que os critérios antigos eram “político-ideológicos”.

– Voto não a esse projeto. É óbvio que todos nós somos contra racismo e abominamos os racistas. O pano de discussão não tem a ver com a cor da pele. Muitos que estão sendo excluídos da lista voltarão algum dia. Quantos negros conservadores ou ditos de direita existem nessa lista? Citem um. Não tem porque o critério sempre foi político-ideológico – destacou.

O texto agora segue para votação na Câmara dos Deputados.

Leia também1 Camargo divulga excluídos da lista de Personalidades Negras
2 Camargo: João Alberto "não representa os pretos honrados"
3 Fundação Palmares passará a homenagear militares e policiais
4 Sérgio Camargo "moraliza" lista de personalidades negras
5 Eduardo apoia Camargo contra "imensa campanha de mentiras"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.