Leia também:
X Youtuber acusa ex-BBB de estupro durante cruzeiro

Senado aprova projeto para prevenção do suicídio

Criação de diretrizes inclui orientação a planos de saúde e canal de ajuda por telefone

Camille Dornelles - 05/04/2019 10h08 | atualizado em 05/04/2019 10h16

Senado aprova projeto para prevenção do suicídio Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (3), um projeto de lei para a criação da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. A iniciativa é uma forma de concentrar a ajuda a esse público em um canal oficial do Estado, através de um número de telefone.

Para se tornar lei, a medida necessita apenas da sanção do presidente Jair Bolsonaro. As diretrizes também irão orientar os planos de saúde a um cuidado diferenciado a pacientes potencialmente suicidas.

Entre os outros pontos que a política nacional prevê estão “garantir acesso à atenção psicossocial por pessoas em sofrimento psíquico agudo ou crônico”, “informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância e a relevância das lesões autoprovocadas como problemas de saúde pública passíveis de prevenção” e “promover a educação permanente de gestores e de profissionais de saúde em todos os níveis de atenção quanto ao sofrimento psíquico e às lesões autoprovocadas”.

No Brasil há diversas instituições de rede de apoio a pessoas com depressão. O Centro de Valorização da Vida é uma das instituições que dão apoio emocional e trabalham para prevenir o suicídio. Para pedir ajuda, ligue para o número 188 ou acesse o site do CVV.

Leia também1 Espanhol é preso por auxiliar suicídio de sua esposa
2 Jornalista que acusa Globo de assédio tentou suicídio
3 Saiba identificar se seu filho está sob influência da Momo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.