Leia também:
X ‘Se a mídia critica, é porque o discurso foi bom’, diz Bolsonaro

Senado aprova Nestor Forster como embaixador nos EUA

Diplomata foi aprovado com 47 votos favoráveis

Pleno.News - 22/09/2020 20h50 | atualizado em 22/09/2020 21h05

Diplomata Nestor Forster Foto: Divulgação/Itamaraty

O Senado aprovou na tarde desta terça-feira (22) a indicação de Nestor José Forster para embaixador do Brasil nos Estados Unidos. O cargo estava sem titular desde junho do ano passado. No plenário da Casa, Forster foi aprovado com 47 votos favoráveis. Três senadores votaram contra a indicação.

A votação para a escolha de autoridades é secreta e teve a presença de 50 congressistas em Brasília, em sessão realizada de forma semipresencial. O Senado é composto por 81 cadeiras.

Os parlamentares que não estavam na capital federal não participaram por não terem acesso ao sistema.

Quem esteve na Casa votou no plenário ou por meio de um sistema drive-thru. De dentro de carros, os senadores indicaram suas escolhas em totens no estacionamento do Congresso.

As votações secretas, como a de escolha de embaixadores e análise de PECs (propostas de emenda à Constituição), são criptografadas e feitas por meio de biometria.

Em fevereiro, ainda antes de ter início a pandemia do novo coronavírus, a CRE (Comissão de Relações Exteriores) da Casa aprovou em sabatina o nome de Forster para a vaga. Por causa da pandemia, a votação em plenário ainda estava pendente.

No comando interino da embaixada do Brasil nos EUA desde junho de 2019, o diplomata queria ser sabatinado no fim do ano passado para iniciar 2020 já oficializado no cargo.

Com a demora para o agendamento da sessão, disse a pessoas próximas que não havia como interferir no calendário de Brasília e que teria de esperar pela convocação dos parlamentares.

Ainda nesta terça, na sequência da votação de Forster, os senadores aprovaram o nome do diplomata Hermano Telles Ribeiro para a Embaixada do Líbano. Assim como a Embaixada dos Estados Unidos, o cargo estava vago desde junho do ano passado.

Telles foi aprovado com 44 votos favoráveis e três contrários.

Nesta terça-feira, os senadores votam ao todo a indicação de 37 autoridades em plenário. A previsão é que a sessão se estenda durante a noite.

*Folhapress

Leia também1 'Se a mídia critica, é porque o discurso foi bom', diz Bolsonaro
2 Câmara aprova aumento do prazo de validade da CNH
3 Auxílio: Bolsonaro não disse que cada parcela era de mil dólares
4 André Brandão é nomeado presidente do Banco do Brasil
5 Crítico do STF, Otoni garante que "enfrenta qualquer represália"

WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.