Senado aprova MP do Programa Gás do Povo; saiba mais
O programa permite a recarga gratuita do botijão em distribuidoras cadastradas
Pleno.News - 04/02/2026 10h19 | atualizado em 04/02/2026 13h39

O Senado aprovou nesta terça-feira (3) a Medida Provisória (MP) 1.313/2025, que criou o Programa Gás do Povo. O novo programa substituirá gradualmente o auxílio em dinheiro para a compra do gás de cozinha — concedido pelo Programa Auxílio Gás dos Brasileiros — pela recarga gratuita do botijão em distribuidoras cadastradas. A medida provisória, que foi aprovada com mudanças, segue para a sanção da Presidência da República.
A estimativa do governo é que 15 milhões de famílias serão atendidas pelo novo programa. Podem ter acesso ao benefício as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 810,50 em 2026).
De acordo com o regulamento do programa (Decreto 12.649, de 2025), a quantidade de recargas gratuitas de 13 quilos é de quatro por ano para famílias de até três pessoas; para as famílias com quatro ou mais pessoas, é de seis ao ano.
A retirada pode ser feita em varejistas de gás credenciados pelo programa, com a apresentação do cartão do Bolsa Família, do cartão de Débito da Caixa Econômica Federal ou do CPF do beneficiário e código de validação no celular.
Até 2027, a modalidade de ajuda em dinheiro deverá ser extinta e totalmente substituída pela recarga gratuita.
O texto também cria uma nova modalidade no programa, destinada à instalação de sistemas de baixa emissão de carbono e biodigestores que gerem gás metano por decomposição de restos de alimentos. Essa modalidade é destinada a áreas rurais e cozinhas comunitárias, e ainda depende de regulamentação a ser feita pelo governo.
*Agência Senado
Leia também1 Polícia de São Paulo apura se bebê já estava morto antes de ataque de pitbull
2 Lula é desaprovado por 51,4%, aponta pesquisa Meio/Ideia
3 Meio/Ideia: Flávio Bolsonaro empata com Lula no 2º turno
4 Moraes autoriza Daniel Silveira a sair por 4 horas para casamento
5 PL e Novo acionam PGR e TCU para barrar enredo sobre Lula



















