Senado aprova Dia da Amizade Brasil-Israel; entenda
Data será comemorada no dia 12 de abril
Pleno.News - 21/05/2025 11h04 | atualizado em 21/05/2025 11h51

Nesta terça-feira (20), no Plenário do Senado aprovou o projeto de lei (PL 5636/19) que cria o Dia da Celebração da Amizade Brasil-Israel, que será comemorado anualmente sempre no dia 12 de abril. A data escolhida é uma referência à edição do decreto que criou a representação brasileira em território israelense, em 1951.
O Estado de Israel foi criado em 1948, após aprovação de uma resolução pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a diplomacia brasileira teve um papel importante para viabilizar a criação. Foi o diplomata Oswaldo Aranha quem presidiu a sessão da ONU que aprovou a Resolução 181, que estabeleceu a partilha da Palestina e lançou as bases para a criação do Estado de Israel.
O relator do projeto na Comissão de Educação foi o senador Carlos Viana (Podemos-MG), que também é presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel.
– Os brasileiros e o povo de Israel são povos irmãos. A existência de uma comunidade de mais de 10 mil brasileiros em Israel e de cerca de 100 mil judeus no Brasil leva à existência de fortes vínculos culturais e sociais entre essas nações amigas. Essa data celebra essa proximidade – disse o senador.
O projeto vai à sanção do presidente da República.
Leia também1 Veja a lista dos condecorados por Lula por feitos na Cultura
2 Deputado leva bebê reborn para o plenário da Câmara: “Silicone”
3 Juliana Leite e Satiê comentam no Pleno Time desta quarta-feira
4 Juiz diz que criou identidade de inglês após drama existencial
5 Cirurgia bariátrica tem novas regras: Entenda o que muda