Senado aprova convite para Mario Frias explicar viagem a NY
Convite foi feito pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Casa
Henrique Gimenes - 24/03/2022 17h06 | atualizado em 24/03/2022 17h28
Nesta quinta-feira (24), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou um convite para que o secretário especial de Cultura, Mário Frias, compareça à Casa e explique uma viagem que fez a Nova Iorque (EUA). O requerimento foi apresentado à comissão pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN).
O episódio em questão ocorreu em dezembro do ano passado, quando Frias viajou para Nova Iorque para tratar de um “projeto cultural” com o lutador de jiu-jítsu Renzo Gracie. Na ocasião, a viagem custou R$ 39 mil. Além de Mário Frias, o secretário adjunto de Cultura, Hélio Ferraz de Oliveira, também estava no viagem e gastou mais R$ 39 mil.
O convite foi aprovado de maneira simbólica pelos senadores nesta quinta. No entanto, Mario Frias não será obrigado a comparecer ao Senado.
Ao apresentar o requerimento, Jean Paul Prates lembrou que a viagem foi paga com recursos públicos.
– As despesas foram pagas com dinheiro público. Frias tem que explicar o que foi feito nessas viagens e justificar para os brasileiros esse ataque aos cofres públicos. Isso é um escândalo pela ausência de prestação de contas e pela inexistência de motivos reais para essas viagens – apontou.
Leia também1 Danilo Gentili usa novela da Record para atacar Mario Frias
2 Mario Frias condena aprovação da Lei Paulo Gustavo
3 Senado aprova convite para Milton Ribeiro explicar áudio
4 Questão de combustíveis no país está menos grave, diz Bolsonaro
5 Lula "cobra" Bolsonaro para investigar "quadrilha na Educação"