Senado aprova aumento de salário para ministros do STF
Bolsonaro já havia declarado sua preocupação com a possibilidade do reajuste
Pleno.News - 07/11/2018 19h55 | atualizado em 08/11/2018 20h39

Com 41 votos favoráveis, o Senado aprovou o reajuste salarial dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do procurador-geral da República nesta quarta-feira (7). Desta forma, o subsídio dos 11 integrantes do STF e da atual chefe do Ministério Público Federal, Raquel Dodge, aumenta para R$ 39 mil.
A possibilidade de reajuste foi vista com preocupação por Jair Bolsonaro e causou divergências entre os senadores. Relator do plenário, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), informou que o reajuste não terá efeito retroativo.
– É importante registrar às senhoras e senhores que existe um compromisso assumido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal de extinguir o auxílio-moradia hoje pago aos membros do Poder Judiciário, anulando assim o impacto orçamentário – afirmou o relator.
Após anunciar o resultado, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), esclareceu que a Procuradoria-Geral da República não vai extrapolar a Emenda do Teto dos Gastos, que limita o aumento das despesas públicas durante 20 anos.
Leia também1 Votação da Escola sem Partido é adiada na Câmara
2 Ciro Gomes e Marina Silva se reúnem em Brasília