Leia também:
X Lindbergh Farias já defendeu o fim do foro privilegiado

Senado aprova 14 indicações de Lula para tribunais e conselhos

Indicações para STJ, STM, CNJ e agências reguladoras seguem para votação final no plenário do Senado

Pleno.News - 13/08/2025 18h58 | atualizado em 13/08/2025 19h13

Senado Federal Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (13), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), 14 nomes indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tribunais, conselhos e agências. As indicações incluem cargos no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Superior Tribunal Militar (STM) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e seguem agora para votação em plenário.

As sabatinas foram feitas em três blocos. No primeiro, passaram Verônica Abdalla Sterman para o STM, Carlos Augusto Pires Brandão e Maria Marluce Caldas Bezerra para o STJ, além de Lorena Giuberti Coutinho para a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

O segundo bloco analisou nomes para o CNMP e CNJ, como Fabiana Costa Oliveira Barreto, Ivana Lúcia Franco Cei, Fernando da Silva Comin, Carlos Vinícius Alves Ribeiro e Silvio Roberto Oliveira de Amorim Júnior.

No último bloco, foram aprovados José de Lima Ramos Pereira, Greice Fonseca Stocker, Alexandre Magno Benites de Lacerda, Clementino Augusto Ruffeil Rodrigues e Karen Luise Vilanova Batista de Souza para cargos no Ministério Público.

Após a votação na CCJ, os nomes precisam ser ratificados pelo plenário para que os indicados assumam os cargos. Na mesma data, outras comissões do Senado também analisaram indicações para diretorias de agências como Aneel, Anac, Anatel e Antaq, cujas sabatinas estão previstas para a próxima semana.

– Vamos tentar estabelecer um modelo para ouvir todos os indicados e permitir que os senadores façam seus questionamentos – afirmou o presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Marcos Rogério (PL-RO).

No plenário, já foram confirmados Carlos Augusto Pires Brandão e Maria Marluce Caldas Bezerra como ministros do STJ, e Verônica Sterman como ministra do STM. Também foi aprovada Patricia Barcelos para a direção da Ancine.

Leia também1 Lindbergh Farias já defendeu o fim do foro privilegiado
2 Alcolumbre garante que CPMI do INSS começa na próxima semana
3 Hytalo Santos é alvo de busca e apreensão em sua casa na Paraíba
4 STF recebe influenciadores em busca de apoio da sociedade
5 Ex-primeira-dama da Coreia do Sul é presa suspeita de corrupção

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.