Leia também:
X STJ: Motorista do Uber não possui vínculo empregatício

Senado abre caminho para a indicação de Eduardo

Deputado federal está em busca de apoio entre os parlamentares

Pedro Ramos - 04/09/2019 17h32 | atualizado em 04/09/2019 17h35

Eduardo Bolsonaro Foto: Agência Câmara/Pablo Valadares

A Advocacia do Senado emitiu um parecer técnico que considera o cargo de chefe de missão diplomática permanente como de natureza predominantemente política. Portanto, nomeações para este tipo de cargo não poderiam violar a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (que impede a nomeação de familiares a certos cargos públicos). O documento foi elaborado a pedido da Presidência do Senado e abre caminho para a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos.

– O cargo de chefe de missão diplomática permanente não consubstancia um ordinário cargo de provimento em comissão, sujeito ao juízo exclusivo de confiança da autoridade nomeante, mas sim de cargo de natureza predominantemente política, tratando-se de ato complexo que envolve duas manifestações de vontade política, emanadas das mais altas instâncias decisórias dos Poderes Executivo e Legislativo Federal – diz o parecer subscrito por seis advogados do Senado e pelo advogado-geral da Casa, Fernando César Cunha.

O documento afirma que caso o indicado esteja sob o controle prévio do Legislativo, a decisão do órgão é soberana e tem o dever de avaliar os pesos e contrapesos.

Leia também1 Contingenciamento acaba este mês, diz ministro da Educação
2 Bolsonaro desfilará em carro aberto no 7 de setembro
3 Bolsonaro decide passar cargo a Mourão, diz colunista

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.