Leia também:
X Zambelli detona Lula e levanta a #LulaTorcePeloVirus

Sem saída, Doria quer ‘reunião de paz’ com Jair Bolsonaro

Governador de SP tem adotado postura de enfrentamento ao presidente

Pleno.News - 20/05/2020 17h24 | atualizado em 20/05/2020 18h48

Governador de São Paulo, João Doria Foto: Estadão Conteúdo/Danilo M. Yoshioka

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pediu nesta quarta-feira (20) que a reunião entre os governadores e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aconteça em clima de paz e de preservação da vida.

O encontro, virtual, está marcado para esta quinta-feira (21), às 10h da manhã. Ele acontece logo após o Brasil registrar mil mortes por coronavírus em 24 horas, um recorde, e após o Ministério da Saúde ampliar o protocolo sobre o uso da cloroquina para casos leves da Covid-19.

Apesar da orientação do Ministério da Saúde, Doria rechaçou enfaticamente o uso da cloroquina. Questionado, afirmou que “não, nós não faremos distribuição, nem aplicação generalizada da cloroquina. Por que? Porque a ciência não recomenda”.

O próprio texto do Ministério da Saúde, reconhece que não há evidências suficientes de eficácia do remédio, e o termo de consentimento do paciente cita risco de agravamento da condição clínica.

Até então, o protocolo adotado pelo órgão previa o uso do medicamento apenas por pacientes graves e críticos e com monitoramento em hospitais –pacientes com quadro leve, em determinadas circunstâncias, podem ser encaminhados para o isolamento em suas próprias casas, por exemplo.

Médicos têm relatado pressão para receitarem a cloroquina a pacientes, conforme revelou o jornal Folha de S.Paulo.

Entidades de saúde têm se posicionado contra seu uso, uma vez que não há eficácia comprovada cientificamente.

Ainda nesta quarta, Doria disse que houve uma conversa com 25 governadores do Brasil. Ele afirmou que espera que medidas como o megaferiado sirvam para aumentar a taxa de isolamento do estado, que é o epicentro da pandemia no Brasil.

Doria ainda afirmou que já há um protocolo pronto para um possível lockdown, que não tem previsão para acontecer, mas pode ser adotado caso os índices do estado sigam piorando.

Desde o início da pandemia, o governador de São Paulo e Bolsonaro têm trocado farpas, sobretudo quanto a adoção ou não de medidas de isolamento social.

Bolsonaro já criticou publicamente os governadores que não seguiram seu decreto de autorizar o funcionamento de academias e salões de beleza como serviços essenciais durante a quarentena.

– Os governadores que não concordam com o decreto podem ajuizar ações na Justiça ou, via congressista, entrar com projeto de decreto legislativo – escreveu Bolsonaro no Facebook.

No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia decidido em abril que União, estados e municípios têm competência concorrente para definir estratégias de saúde pública e regulamentar a quarentena. O STF deixou clara a autonomia dos entes da Federação para fixar os serviços aptos a seguirem em funcionamento.

*Folhapress

Leia também1 SP: Doria diz que pode ser 'obrigado' a adotar lockdown
2 Covid-19: SP quer contratar 4.500 leitos da rede privada
3 Doria anuncia que comércio reabrirá a partir de 1° de junho

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.