Sem provas, Lula diz que 8/1 foi organizado por Bolsonaro
Declaração foi feita em entrevista ao jornal espanhol El País
Pleno.News - 27/04/2023 12h06 | atualizado em 27/04/2023 13h11

Sem qualquer prova, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de ter tentado dar um golpe de Estado e de ter organizado os atos do dia 8 da janeiro, que resultaram na depredação dos prédios do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional. A declaração de Lula foi feita em uma entrevista ao jornal El País.
– Não tenho dúvidas de que ele [Bolsonaro] tentou dar um golpe. Isso ia acontecer desde o primeiro dia da minha posse, mas como era muita gente, esperou uma semana (…). Agora o secretário de Segurança de Brasília está preso. Temos a convicção de que tudo foi organizado por Bolsonaro e sua equipe – disse.
Durante a conversa com o jornal espanhol, o petista também falou sobre a guerra na Ucrânia, assunto pelo qual foi bastante criticado recentemente após atribuir aos ucranianos uma parcela de culpa pelo conflito. Na entrevista, Lula afirmou que a “guerra começou porque há muito tempo perdeu-se a capacidade de diálogo entre os dirigentes mundiais”.
– Acredito que a Europa tem o papel de mediadora, a Europa deveria fazer uma espécie de “caminho do meio”, e ela não fez. Ela se envolveu muito rapidamente, eu acho então que nós temos que encontrar as pessoas que querem falar sobre a paz. (…) Nós temos que envolver os países que não estão envolvidos diretamente ou indiretamente na guerra – completou.
*Com informações AE
Leia também1 Filha de Arlindo Cruz, Flora diz que foi assediada dentro de casa
2 Arthur Lira lê requerimento na Câmara e cria CPI do MST
3 Ministro da Agricultura diz ter sido "desconvidado" de evento
4 Pelé é inserido no dicionário como sinônimo de "excepcional"
5 Elize Matsunaga: Inquérito por documento falso é arquivado