Leia também:
X Incêndio atinge prédio em SP, e vítima salta de 6º andar

Sem Lula, Pacheco e ministros cancelam viagem à China

Lula foi diagnosticado com broncopneumonia bacteriana e influenza A

Pleno.News - 25/03/2023 18h03 | atualizado em 27/03/2023 16h03

Lula e Pacheco Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e ministros de Estado cancelaram a ida à China após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar que suspendeu a viagem por recomendação médica. Lula foi diagnosticado com broncopneumonia bacteriana e influenza A e está em observação.

O Palácio do Planalto informou, neste sábado (25), que a visita será remarcada para uma “nova data” e que as autoridades chinesas foram comunicadas.

Uma parte da comitiva de Lula já está na China, além de uma centena de empresários. Com o cancelamento da missão, autoridades que decolariam junto com o presidente também adiaram a viagem, que perdeu o status de encontro de chefes de Estado.

Em nota, Pacheco confirmou que permanece no Brasil e aproveitou para “estimar uma pronta recuperação ao presidente Lula”. Além do presidente do Congresso, os ministros de Estado que seguiriam com Lula permanecerão no país, como Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Juscelino Filho (Comunicações).

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante, viajaria no avião de Lula, e não embarcará. Dois diretores do banco, no entanto, foram para Pequim participar de atividades, aprofundar o diálogo com os chineses e vão manter a parte da agenda que estava programada em paralelo à presença do presidente no país asiático.

Os senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Jaques Wagner (PT-BA), que haviam sido convidados por Lula para integrar a comitiva, também não irão.

Em nota, o deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), presidente da Frente Parlamentar Brasil/China do Congresso, que também iria à Ásia, lamentou o quadro de pneumonia do presidente e desejou “a mais plena e breve recuperação da sua saúde”.

– A delegação parlamentar continua coesa e preparada para participar da viagem, em esforços conjuntos e harmônicos com o Governo Federal, tão logo a saúde do presidente Lula esteja restabelecida e a missão seja retomada em estreito alinhamento com as autoridades chinesas – afirmou o deputado.

Ministros, diplomatas e uma delegação de 120 empresários do agronegócio já estavam em Pequim no aguardo do presidente. Eles participavam de eventos do setor e reuniões de trabalho e institucionais com autoridades do governo chinês. Outros empresários, de áreas como indústrias e comércio, têm desembarque em Pequim previsto para este sábado.

Sem Lula, os empresários devem manter agendas privadas e paralelas na China. Além de compromissos com o presidente, eles têm reuniões com representantes dos seus respectivos segmentos e fóruns promovidos pela Apex e pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

Auxiliares do presidente dizem que a remarcação de uma nova viagem de Lula à China depende não só da recuperação completa do brasileiro, após o fim do ciclo viral e de transmissão da Influenza, como também da possibilidade de reagendamento dos compromissos com Xi Jinping.

*AE

Leia também1 Por recomendação médica, Lula cancela viagem à China
2 Moro questiona uso de email "lulalivre" por integrante do PCC
3 Após anúncio de Lula, Haddad cancela viagem à China
4 Contrariado, ministro de Lula tenta hostilizar âncora da CNN
5 Menções positivas a Lula na web despencam após falas de Moro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.