Leia também:
X Lula recebe novos generais no Planalto visando aproximação

Sem anunciar, Lula envia Celso Amorim a Paris e Moscou

No início do mês, Amorim já tinha feito outra viagem sem divulgação

Pleno.News - 04/04/2023 13h50 | atualizado em 04/04/2023 14h12

Lula envia Celso Amorim a Paris e Moscou (Foto ilustrativa de 2010) Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em viagem não anunciada ao exterior, o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, visitou no último final de semana Rússia e França. O ex-chanceler e principal conselheiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta credenciar o Brasil como possível mediador do conflito no leste europeu entre russos e ucranianos.

No dia 9 de março, Amorim já tinha feito outra viagem sem divulgação: liderou a delegação brasileira em visita à Venezuela sem antes noticiar a ida ao país. Na ocasião, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, classificou como “grato encontro” a reunião com o assessor especial de Lula e disse que os dois países estão “comprometidos com a renovação de acordos de união e solidariedade que garantem o crescimento e o bem-estar”.

A viagem de Amorim a Moscou ocorre num contexto de aproximação entre a Rússia e China, que será o próximo destino internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no dia 11 deste mês. Em março, Putin recebeu o presidente chinês, Xi Jinping. Os dois líderes assinaram uma série de acordos bilaterais nas áreas militar e energética em resposta às sanções impostas pelo ocidente aos russos pelas incursões no território ucraniano.

Na passagem por Paris, capital da França, Amorim também discutiu com assessores do presidente Emmanuel Macron o interesse do Brasil de atuar como mediador do tratado de cessar fogo entre a Rússia e Ucrânia.

*AE

Leia também1 Barroso vai aos EUA palestrar sobre liberdade de expressão
2 Lula põe fim à honraria Princesa Isabel por ela ser 'mulher branca'
3 Bolsonaro vai depor à PF sobre caso das joias sauditas amanhã
4 "Cancelamento é a guilhotina do século 21", compara Léo Lins
5 Governo Lula nomeia fundador do Solidariedade para a Anater

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.