Sem anistia, Brasil não avança em direção ao futuro, diz Zema
Governador de Minas Gerais defendeu anistia ampla, geral e irrestrita
Marcos Melo - 07/10/2025 10h40 | atualizado em 07/10/2025 11h26

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), recebeu o Pleno.News na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, para uma entrevista exclusiva. Na ocasião, o chefe do Executivo mineiro defendeu anistia ampla, geral e irrestrita e declarou que “enquanto você não pacifica, você não avança em direção ao futuro”.
– Nós precisamos pacificar o Brasil. Enquanto você não pacifica, você não avança em direção ao futuro. (…) Defendo anistia ampla, total e irrestrita.
O pré-candidato à Presidência da República em 2026 lembrou que a esquerda já foi anistiada e recebe “bolsa-terrorista” do Estado, em um contexto de violência, sequestro e morte, cenário muito distinto do atual.
– Precisamos da anistia no Brasil. Eu sou favorável, caso eleito presidente, sendo eleito presidente, será uma das primeiras medidas, nós já anistiamos no Brasil, no passado, verdadeiros terroristas, que pegavam em metralhadoras, que sequestravam, que assaltavam banco e que mataram, assassinos. E o pior, além de terem sidos anistiados, eles recebem uma bolsa-terrorista do Estado, mas são todos de esquerda. Se a esquerda teve esse tratamento, por que a direita não pode ter? E olha que a direita não pegou em arma, a direita não sequestrou, não matou ninguém.
Questionado se o ex-presidente Jair Bolsonaro seria um preso político, vítima dessa perseguição empreendida pelo Judiciário à direita, o governador foi categórico.
– Com toda certeza!
Assista:
Nesta terça-feira (7), às 16h, manifestante se mobilizam em uma caminhada saindo da Catedral de Brasília pedindo por justiça e liberdade, reivindicando a aprovação da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
*Você pode ouvir a entrevista em podcast no Pleno.News, no Spotify, na Deezer, na Amazon Music e no Apple Podcasts.
Leia também1 Zema afirma que Jair Bolsonaro é preso político e sofre perseguição
2 Zema: "STF tem sido instrumento de perseguição política"; assista
3 Zema fala sobre Moraes, ditadura no Brasil e faz revelações
4 Zema diz que daria indulto a Jair Bolsonaro "imediatamente"
5 Tarcísio critica Lula e diz a Zema que disputará reeleição em SP



















