Leia também:
X “Forças Armadas não são poder”, diz novo presidente do STM

Vídeo: Segundo Lula, cadeias estão cheias de “gente inocente”

Petista deu declarações durante evento, nesta quarta-feira

Pleno.News - 16/03/2023 20h32 | atualizado em 17/03/2023 10h27

Lula Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta quarta-feira (15), o presidente Lula (PT) falou sobre a população carcerária. Ele deu declarações durante a cerimônia de lançamento do novo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci II, e de entrega de viaturas para Delegacias Especiais da Mulher e para Patrulhas Maria da Penha, no Palácio do Planalto. As informações são do Radar, da revista Veja.

Segundo o petista, aparecem 30 advogados quando famosos vão presos, enquanto pobres, negros e moradores da periferia ficam um ano presos, sem direito a defesa.

– Esses dias, eu estava conversando com o ministro Silvio Almeida [Direitos Humanos e da Cidadania], e eu falei: “Silvio, se você pegar a Defensoria Pública e juntar alguns advogados e vocês começarem a visitar todas as delegacias brasileiras para a gente ver quanta gente que está presa sem nunca ter sido ouvida por um advogado, sem nunca ter sido visitada por um juiz”. Ou seja, as pessoas são presas e são confinadas – declarou.

E acrescentou:

– Quando você é famoso e você vai preso, aparecem 30 advogados. Você nem pede e aparecem. Agora, quando você é pobre, negro e mora na periferia, você vai ficar um ano na cadeia. Se a família não for tinhosa, não for briguenta, não tiver gritando todo o dia, não vai receber nenhum advogado para fazer a sua defesa.

Lula disse ainda que “nós queremos que a cadeia esteja cheia de pessoas que cometeram crime, mas não queremos que a cadeia esteja cheia de gente inocente, como nós temos hoje no país”.

Leia também1 PL conquista a presidência da Alesp com apoio do PT
2 Michelle Bolsonaro é a 2ª mulher mais admirada do Brasil
3 Outros três deputados retiram assinatura da CPMI
4 Ibaneis diz que o 8 de janeiro não foi "só culpa do Anderson"
5 Lewandowski decide antecipar sua aposentadoria do STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.