Leia também:
X PF investiga irregularidades em documentos de barragem

Secretário de Mineração fala em rever regras do setor

Declaração foi dada após uma reunião com representantes da Vale

Henrique Gimenes - 28/01/2019 15h18 | atualizado em 28/01/2019 19h41

Secretário de Mineração fala em rever regras do setor Fotos: EFE/Antonio Lacerda, Lucas Landau, Yuri Edmundo e Paulo Fonseca

Nesta segunda-feira (28), o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Alexandre Vidigal de Oliveira, disse que as regras do setor mineral devem ser revistas e passar por alterações. A declaração foi dada após uma reunião com representantes da Vale.

Na sexta-feira, uma barragem da empresa em Brumadinho, Minas Gerais, se rompeu e despejou um rio com rejeitos de minério e lama. As instalações da Vale e diversos imóveis em áreas rurais próximas ficaram soterradas. Até o momento, foram confirmadas 65 mortos, 292 desaparecidos e 192 resgatados.

Ao ser questionado sobre as regras para o setor de mineração, Alexandre Vidigal de Oliveira, falou sobre a revisão da regulação. Ele disse ainda que a tragédia pode ter ocorrido por alguma falha, mas que é preciso esperar as investigações antes.

— Pode haver, pode haver falha. Onde está falha, não sabemos. Ninguém aqui sabe o que efetivamente aconteceu. Nós só podemos trabalhar com essa base, com o reconhecimento de que precisa mudar, a partir do momento que tiver evidência – explicou.

O secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral também disse que pretende se reunir com a Vale e outras empresas do setor para discutir as regras.

– Vamos procurar saber se os parâmetros até hoje disponíveis são suficientes para evitar tragédias como essa – ressaltou.

*Atualizada às 19h40

Leia também1 PF investiga irregularidades em documentos de barragem
2 Executivos da Vale podem ser responsabilizados, diz Dodge

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.