Leia também:
X Lula propõe que a realização da COP30 seja na Amazônia

Secretária executiva do Foro de SP integrará transição de Lula

Mônica Valente fará parte da equipe de relações exteriores

Paulo Moura - 16/11/2022 13h41 | atualizado em 16/11/2022 14h15

Mônica Valente, secretária executiva do Foro de São Paulo Foto: Sergio Silva/Agência PT

Uma das figuras escolhidas para participar do grupo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é a secretária executiva do Foro de São Paulo, Mônica Valente. O nome dela foi oficializado pelo coordenador da equipe, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), nesta quarta-feira (16). Mônica fará parte do grupo que tratará das relações exteriores.

Além de fazer parte do Foro de São Paulo, Mônica também é secretária de Relações Internacionais do PT. Junto a ela no grupo de relações exteriores estará outro secretário petista, Romênio Pereira, que foi o responsável pela nota divulgada pelo PT em novembro do ano passado na qual foi saudada a eleição fraudulenta do ditador Daniel Ortega na Nicarágua.

O QUE É O FORO DE SÃO PAULO
Criado na década de 90, o Foro de São Paulo é um grupo que reúne partidos e organizações de esquerda, e no qual são discutidos temas comuns a esse espectro ideológico. A criação do foro aconteceu a partir de uma conversa entre o líder cubano da época, Fidel Castro, e agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

O movimento teve como ponto de partida um seminário internacional que discutiu a crise do socialismo após a queda do Muro de Berlim, em 1989. Como o primeiro encontro aconteceu na cidade de São Paulo, o grupo acabou ganhando o nome da capital paulista.

Entre os principais membros estão o Partido Comunista de Cuba, o Partido dos Trabalhadores no Brasil, o Partido Socialista Unido da Venezuela e o Partido Socialista do Chile. Aqui no país, além do PT, partidos como o PDT, PCdoB e PCB também integram o grupo, que tem como pautas centrais a oposição ao neoliberalismo e ao imperialismo e o fortalecimento das lutas sindicais.

Leia também1 Nasa inicia missão de volta à Lua com lançamento da Artemis I
2 Joaquim Leite critica “líderes" que vão à COP27 de jatinhos
3 Alckmin anuncia Aziz, Manuela d'Ávila e Janones na transição
4 Polônia dirá à Otan que míssil é ucraniano e não usará tratado
5 "A última palavra vem de Deus", diz namorado de Flordelis

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.