Leia também:
X Malafaia: Lula vive como rico, mas quer ditar o que povo pode ter

“Se depender do Fachin, Lula será presidente”, diz Bolsonaro

Presidente criticou a decisão do ministro de anular as condenações do petista

Pleno.News - 12/04/2022 12h18 | atualizado em 12/04/2022 12h55

Ministro Edson Fachin Foto: TSE/Carlos Moura

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta segunda-feira (11), que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, tem agido para favorecer a eleição do ex-presidente Lula (PT) no pleito deste ano. Segundo o chefe do Executivo, “não tem cabimento” a anulação das condenações do petista, determinada pelo ministro.

– Então o Fachin o tirou da cadeia, o tornou elegível e está presidindo o TSE. Ao meu entender, se depender do Fachin, ou do voto do Fachin, para ser educado aqui, ele (Lula) será presidente da República – afirmou Bolsonaro, em entrevista ao podcast Irmãos Dias.

O presidente afirmou que, ainda em pré-campanha, Lula já teria loteado “todo o poder” visando sua eleição. O chefe do Executivo acusou o petista de ter prometido cargos em ministérios, bancos oficiais, estatais e, por fim, no STF. O próximo presidente eleito terá direito a indicar dois ministros para a Corte.

– A mensagem que ele dá para os corruptos é uma só: fique tranquilo, eu colocando mais dois lá, você vai se safar no Supremo. E complementa: eu me safei – disse o chefe do Executivo.

Em 8 de março do ano passado, Fachin tornou Lula elegível ao declarar a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para o processo e julgamento das ações da Operação Lava Jato contra o ex-presidente, anulando todas as decisões daquele juízo.

*AE

Leia também1 Comitê aprova indicação de José Coelho para presidir a Petrobras
2 Ataque a tiros em metrô de Nova Iorque deixa feridos
3 Ciro Nogueira diz que Lula é "cabo eleitoral" de Bolsonaro
4 Em meio à guerra, Putin anuncia que retomará programa lunar
5 Michelle critica Folha de SP por matéria sobre Jesus: 'Cristofobia'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.