Leia também:
X Entidades querem excluir Moro dos quadros de advocacia

São Paulo também pode ter sua “CPI da Pandemia”. Saiba mais!

Parlamentares já têm o número de assinaturas necessárias para requer a abertura da comissão

Paulo Moura - 06/05/2021 15h28 | atualizado em 06/05/2021 15h49

Prefeito Bruno Covas e governador João Dória Foto: Divulgação/Governo do Estado de SP

Na esteira da repercussão da CPI da Covid no Senado, a oposição ao governo Bruno Covas (PSDB) na Câmara Municipal de São Paulo conseguiu reunir as assinaturas necessárias para requerer a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito similar na capital paulista, para investigar os gastos do município no enfrentamento da pandemia e os índices de mortes.

De acordo com o regimento da Câmara, a abertura da CPI não depende do presidente da Casa e aliado do governo Milton Leite (DEM), diferente do que ocorreu no Senado, mas a proposta terá de passar por duas votações e precisa ter aval de pelo menos 28 dos 55 vereadores para ter prosseguimento.

De acordo com um levantamento do jornal O Estado de São Paulo, há CPIs já em andamento em pelo menos outras 14 cidades do país, além de investigações similares em Assembleias Legislativas de 10 estados. Para o autor do pedido de CPI na capital paulista, Antônio Donato (PT), o principal alvo será a taxa de mortes, acima da média nacional.

– Apesar de ser a cidade com mais recursos, São Paulo teve uma taxa de mortes de 250 pessoas a cada 100 mil habitantes, enquanto esta taxa no país está ao redor de 200. Vamos apurar a falta de testagem, o uso de recursos e ainda a situação da Unidade de Pronto-Atendimento Campo Limpo, que registrou 102 mortes por falta de UTI entre março e abril – diz.

O pedido para abertura da CPI teve 20 assinaturas, reunindo parlamentares da oposição, como PT e PSOL, e de governistas do Republicanos, Podemos e DEM. Líder do governo, Fabio Riva (PSDB) não vê necessidade de criar uma CPI, alegando que nenhum pedido de esclarecimento à Prefeitura ficou sem resposta.

– Assinar um requerimento não é o mesmo que votar a aprovação em plenário – afirmou Riva.

*Estadão

Leia também1 CPI: "Claro que eu concordo", diz Queiroga sobre lockdown
2 Senador chama Renan Calheiros de "mentiroso" na CPI da Covid
3 CPI da Covid: Ernesto Araújo será ouvido na próxima semana
4 Bolsonaro questiona se Covid-19 faz parte de "guerra química"
5 Líder do governo no Senado passa a integrar a CPI da Covid

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.