Leia também:
X Manifestantes protestam na sede da Vale, no Rio de Janeiro

Saiba quem são os candidatos à presidência do Senado

Disputa pelo comando da Casa pode ter o maior número de candidatos

Henrique Gimenes - 28/01/2019 21h53 | atualizado em 29/01/2019 11h25

No dia 1º de fevereiro, os novos parlamentares irão tomar posse nas Casas Legislativas e começar seus mandatos. Eles também irão eleger os novos presidentes para o período de dois anos. No Senado Federal a disputa promete ser acirrada, já que o número de candidatos para a vaga pode bater um recorde.

Até o momento são nove na disputa pela presidência. Entre eles há senadores já conhecidos e também os de primeiro mandato. Para ajudá-los a conhecer um pouco melhor, o Pleno.News preparou uma lista com cada um dos nomes até o momento.

Alvaro Dias (Pode-PR)
Está em seu quarto mandato como senador e também já ocupou o cargo de governador do Paraná. Disputou a presidência da República nas últimas eleições, mas acabou sendo derrotado. Começou sua carreira política no PMDB e teve passagens pelo PST e PP. No entanto, foi no PSDB onde passou mais tempo.

Ângelo Coronel (PSD-BA)
Irá assumir seu primeiro mandato de senador. Já exerceu o cargo de deputado estadual da Bahia e prefeito da cidade de Coração de Maria. Teve passagens pelo PMDB, pelo PSDB, pelo PL, pelo PP e atualmente está no PSD.

Davi Alcolumbre (DEM-AP)
Atualmente está na metade de seu mandato de oito anos como senador. Foi vereador de Macapá, no Amapá e deputado federal pelo estado. Já passou pelo PDT e atualmente está no DEM

Esperidião Amin (PP-SC)
Volta para exercer seu segundo mandato no Senado. Já foi prefeito de Florianópolis e governador de Santa Catarina. Também teve dois mandatos como deputado federal. Teve passagens pela Arena, pelo PDS, pelo PPR, pelo PPB e atualmente está no PP.

Major Olímpio (PSL-SP)
Irá assumir seu primeiro mandato como senador. Já exerceu o cargo de deputado estadual e também foi deputado federal. Teve passagens pelo PP, PV, PDT, PMB, Solidariedade e atualmente está no PSL.

Renan Calheiros (MDB-AL)
Irá começar seu quarto mandato na Casa e é um dos favoritos na disputa. Já ocupou a presidência do Senado quatro vezes. Foi deputado estadual de Alagoas, deputado federal e ainda ocupou o cargo de ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso. Sempre esteve no MDB.

Reguffe (sem partido)
Ele lançou a candidatura pelas suas redes sociais. O parlamentar ingressou no Senado Federal em 2014 com 826.576 votos (57.61% dos votos válidos).

Simone Tebet (MDB-MS)
Está na metade de seu mandato de oito anos. Ela pode ser a primeira mulher a ser eleita presidente do Senado. Foi deputada estadual de Mato Grosso do Sul, prefeita da cidade de Três Lagoas e vice-governadora do estado. Sempre esteve no MDB.

Tasso Jereissati (PSDB-CE)
Está em seu segundo mandato como senador. Ele também já ocupou o cargo de governador do Ceará por três mandatos. Sempre esteve no PSDB.

Leia também1 Renan Calheiros diz que não quer ser presidente do Senado
2 População protesta contra Renan e pelo voto aberto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.