Leia também:
X Câmara: Kataguiri, que ajudou a eleger Bolsonaro, tem 2 votos

Saiba quem é Rodrigo Pacheco, novo presidente do Senado

Senador tem apenas seis anos de vida pública e foi eleito para o Senado em 2018, vencendo Dilma Rousseff

Paulo Moura - 02/02/2021 10h06 | atualizado em 02/02/2021 10h43

Rodrigo Otavio Soares Pacheco (DEM-MG), de 44 anos, é o novo presidente do Senado. Apesar de ser eleito pelo estado de Minas Gerais, o senador é nascido em Porto Velho (RO). A trajetória de Pacheco em Minas começou na cidade de Passos, onde ele cresceu junto à mãe, Maria Imaculada Soares, que era professora estadual, e dos irmãos.

Aos 15 anos, Pacheco se mudou para Belo Horizonte (MG), onde concluiu a faculdade de Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e iniciou a carreira. Especialista em direito penal, o agora senador foi o mais jovem conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, entre 2013 e 2015.

Na vida jurídica, Pacheco também foi auditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de Minas Gerais e membro do Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado de Minas Gerais, antes de ingressar na carreira política.

O novo presidente do Senado ingressou na vida pública em 2014, quando foi eleito deputado federal. Na Câmara, Pacheco presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em 2018, ele foi eleito senador, com 20,49% dos votos de seu estado, Minas Gerais, vencendo a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Em dois anos no Senado, Pacheco foi vice-presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) no biênio 2019-2020. De perfil liberal para temas econômicos, votou favoravelmente ao governo em pautas de interesse da equipe do ministro Paulo Guedes (Economia). Foi também o relator da nova Lei de Falências, considerada um marco importante para a classe empresarial.

Leia também1 Lira diz que vai propor a Pacheco pauta emergencial contra Covid
2 Pacheco diz que irá dialogar com o Executivo com 'independência'
3 Bolsonaro celebra vitória de Pacheco com "cédula de papel"
4 Com 57 votos, Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado
5 Bolsonaro nega que promoverá recriação de ministérios

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.