Saiba quem é Frederico Siqueira, novo ministro das Comunicações
Presidente da Telebras toma posse no governo Lula
Pleno.News - 24/04/2025 16h09 | atualizado em 24/04/2025 17h03

O presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho, será o novo ministro das Comunicações. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu posse ao engenheiro, nesta quinta-feira (24), em reunião no Palácio do Planalto.
Graduado em Engenharia civil pela Universidade de Pernambuco, Siqueira tem mais de 26 anos de experiência profissional no setor de telecomunicações, segundo a Telebras, dos quais 21 anos dedicados à empresa Oi, exercendo cargos de liderança nas áreas de operações, planejamento, institucional regulatório e comercial. Ele estava no comando da Telebras desde maio de 2023.
Além disso, ainda de acordo com a instituição, Siqueira tem conhecimentos em administração, ciências políticas, comunicação e em várias áreas de gestão, incluindo gestão de crises, gestão de terceiros e gestão de projetos.
O partido União Brasil apresentou a indicação de Siqueira Filho a Lula em reunião nesta quarta-feira (23), após o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) rejeitar o convite para ser o novo ministro.
O nome dele chegou a ser anunciado pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, mas Pedro Lucas argumentou que pode contribuir mais para o país como líder da bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados.
Siqueira Filho assume o lugar de Juscelino Filho que deixou o cargo após ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República por supostos desvios em emendas parlamentares quando ele era deputado federal.
Juscelino esteve no comando da pasta desde o início do governo, indicado pelo União Brasil, e, após ser exonerado, reassumiu seu mandato na Câmara dos Deputados.
*Com informações Agência Brasil
Leia também1 Sem alarde, Lula dá posse ao novo ministro das Comunicações
2 Presidente do INSS é demitido após ação da PF sobre fraudes
3 Após operação da PF, Lula ordena demissão do presidente do INSS
4 Lupi assume responsabilidade por indicação de chefe do INSS
5 Presidente do INSS afastado por fraude foi nomeado por Lula