Leia também:
X Leia a íntegra do discurso do presidente Bolsonaro na ONU

Saiba quem é a índia citada por Bolsonaro em fala na ONU

Ysani Kalapalo é defensora do governo Bolsonaro e dos direitos indígenas

Paulo Moura - 24/09/2019 12h38 | atualizado em 24/09/2019 16h03

“Olá tribo, eu sou Ysani Kalapalo, sou indígena natural de Alto Xingu, Mato Grosso. Neste canal eu falo das curiosidades indígenas e outros assuntos que vocês me pedem”. É assim que a jovem Ysani, sem qualquer timidez, se apresenta em seu canal no Youtube. O nome, pode até soar desconhecido de início, mas tem se tornado cada vez mais popular nas redes sociais. Tanto por seus 270 mil inscritos no site de vídeos do Google, quanto por suas posições políticas.

Kalapalo foi personagem frequente no discurso do presidente Jair Bolsonaro, na manhã desta terça-feira (24), em Nova Iorque. Ela é integrante da aldeia Tehuhungu, no parque do Xingu, e se divide entre o local e a vida urbana em São Paulo, para onde veio há 17 anos quando ela e a irmã ficaram doentes e nenhum pajé conseguia encontrar a cura.

A jovem contou, em entrevista recente, que os primeiros anos fora da aldeia foram os momentos mais desafiadores, novidades como cultura, comida, língua, o ambiente, a falta de dinheiro e o desespero marcaram a vida da ainda adolescente Ysani.

A indígena hoje tem grande relevância quando o assunto é representatividade dos povos nativos. Tanto por suas posições firmes contra falsas notícias propagandas por parte da imprensa, quanto por seu grande número de seguidores nas redes, o que faz dela uma liderança moderna, ou uma “indígena do século 21”, como ela mesma se intitula em seu canal.

E por falar em canal, Ysani tem focado seus vídeos em desconstruir narrativas distorcidas, as fakes, da mídia tradicional: Incêndio na Amazônia, influência do Cacique Raoni e a morte de um cacique no Amapá, são alguns dos assuntos debatidos por ela. Kalapalo também aproveita o espaço para defender as políticas ambientais do governo Jair Bolsonaro.

A temática, porém, não é voltada só para assuntos “pesados”, ela também diverte o público com temas como preparação de peixes e um dia de banho no lindo Rio Xingu, por exemplo.

Mas quem pensa que a jovem pretende ficar apenas voltada para a internet, se engana, Ysani Kalapalo já anunciou que vai publicar um livro em que contará histórias de “alegrias, risada, mágoas e discriminação”, assuntos que ela já provou, por sua experiência de vida, entender bem.

Leia também1 Donald Trump na ONU: "Os EUA nunca serão socialistas"
2 Veja os principais pontos do discurso de Bolsonaro na ONU
3 Flávio sobre discurso de Jair Bolsonaro na ONU: Libertador
4 Discurso de Bolsonaro na ONU é elogiado nas redes sociais
5 Leia a íntegra do discurso do presidente Bolsonaro na ONU

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.