Sabino, ministro de Lula, é visto fumando “vape” durante reunião virtual
Prática é proibida em espaços fechados
Monique Mello - 15/09/2023 16h46 | atualizado em 15/09/2023 18h38

O ministro do Turismo, Celso Sabino, apareceu fumando um cigarro eletrônico, conhecido como “vape”, durante uma entrevista coletiva virtual, nesta quinta-feira (14). Convocada por Marcelo Freixo, que chefia a Embratur, a entrevista foi para divulgar o Painel de Dados do Turismo.
Sabino chegou atrasado ao encontro e, já em seu gabinete, conversou com outras pessoas enquanto ligava o cigarro eletrônico. A prática é proibida em espaços fechados. À legislação de 1996, que restringia o uso de cigarros e charutos, foi acrescentado “qualquer outro produto fumígeno”, para abranger também os “vapes”.
A atualização da lei se deu neste ano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, desde 2009 os cigarros eletrônicos têm sua importação, venda e propaganda vetadas pela vigilância sanitária brasileira.
Após a polêmica, com as imagens sendo amplamente compartilhadas nas redes sociais, o Ministério do Turismo publicou nota lamentando o episódio e alegando que o ministro “está lutando para se livrar do cigarro há cerca de um ano”.
Leia também1 Saiba quem é Celso Sabino, novo ministro do Turismo de Lula
2 Novo ministro já foi condenado a devolver R$ 1,3 milhão
3 Fufuca, que já apoiou Bolsonaro, chama Lula de "gigante"
4 Lula diz estar muito satisfeito com reforma ministerial; veja
5 Planalto crê que muitas viagens aumentaram reprovação de Lula