Sabatina de André Mendonça no Senado deve ser em setembro
Sessão deve acontecer após o feriado da Independência
Paulo Moura - 14/08/2021 13h27 | atualizado em 14/08/2021 13h29

Um acerto realizado entre o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), definiu para setembro a sabatina de André Mendonça para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF). A sessão deve acontecer logo após o feriado da Independência.
De acordo com informações divulgadas pelo portal Poder360, o acordo foi fechado durante um jantar na casa de um congressista e contou com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Alcolumbre sinalizou que também pautará a sabatina de recondução de Augusto Aras como PGR em setembro.
A sabatina é a primeira etapa do processo que leva até a definição de um novo ministro do Supremo Tribunal. Após passar pelos questionamentos, o nome do indicado é votado pelos integrantes da CCJ. Depois da votação no colegiado, onde não precisa necessariamente ser aprovada, a indicação passa ao Plenário, onde precisará de 41 votos.
A indicação de Mendonça para ocupar o posto que era do ex-ministro Marco Aurélio Mello no STF foi feita pelo presidente Jair Bolsonaro em julho. Se conseguir os 41 votos no Senado Federal para aprovação, o atual AGU poderá ficar por 27 anos na Corte, até completar 75 anos de idade.
Leia também1 Maia sobre Bolsonaro: 'Populista' e 'ditador igual a Chavez'
2 Criança acha arma e mata a mãe durante videoconferência
3 Atriz da Globo é acusada de criar igreja no quintal de casa alugada
4 Bolsonaro participa de evento em Academia Militar no RJ
5 Bolsonaro afirma que acionará o Senado contra Moraes e Barroso