Leia também:
X Temer chama deputados para tentar aprovar Previdência

Rosinha e Anthony Garotinho são presos pela PF

Ex-governadores são acusados de organização criminosa e extorsão, entre outros crimes

Jade Nunes - 22/11/2017 09h25 | atualizado em 22/11/2017 13h54

Anthony Garotinho e Rosinha Foto: Divulgação

Os ex-governadores do Estado do Rio de Janeiro, Anthony e Rosinha Garotinho, foram presos na manhã desta quarta-feira (22) pela Polícia Federal. Cerca de 50 agentes dos municípios do Rio, Campo dos Goytacazes (RJ) e São Paulo (SP) participaram da operação.

Rosinha e Garotinho são acusados de integrarem uma organização criminosa que arrecadava recursos de forma ilícita com empresários para financiar as próprias campanhas eleitorais e a de aliados. O método incluía extorsão.

Além disso, eles também são acusados de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crime eleitoral (por terem omitido doações nas prestações de contas). Também há mandado de prisão contra o ex-ministro dos Transportes Antônio Carlos Rodrigues, presidente nacional do PR. A investigação aponta que ele teria intermediado o repasse ilícito à campanha de Garotinho em 2014.

De acordo com uma nota divulgada pela Polícia Federal, agentes da PF e o Ministério Público Estadual identificaram, durante a investigação, elementos que apontam que uma grande empresa do ramo de processamento de carnes firmou contrato fraudulento com uma empresa sediada em Macaé (RJ) para prestação de serviços na área de informática.

Suspeita-se que os serviços não eram efetivamente prestados e que o contrato, de aproximadamente R$ 3 milhões, serviria apenas para o repasse irregular de valores para utilização nas campanhas eleitorais.

Outros empresários também informaram à PF que o ex governador cobrava propina nas licitações da prefeitura de Campos, exigindo o pagamento para que os contratos fossem honrados pelo poder público daquele município, ainda segundo o comunicado.

Após os procedimentos de praxe, os presos serão encaminhados ao sistema prisional do Estado onde permanecerão à disposição da Justiça.

*Atualizada às 13h51

LEIA TAMBÉM
+ Temer chama deputados para tentar aprovar Previdência
+ Alexandre Baldy é nomeado para Ministério das Cidades

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.