Roberto Carlos apela ao Supremo Tribunal Federal contra Tiririca
Em campanha, humorista imita "acesso de raiva" do cantor em um show
Monique Mello - 16/09/2022 13h47 | atualizado em 16/09/2022 14h53

O cantor Roberto Carlos recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir que o deputado federal Tiririca (PL-SP) parodie uma de suas músicas. O apelo ao Supremo é após o Tribunal de Justiça de São Paulo decidir em favor do parlamentar.
O cantor trava batalha judicial contra o humorista desde 2014, quando Tiririca usou pela primeira vez a música em uma propaganda sua. Na campanha deste ano, em busca de seu quarto mandato, Tiririca parodiou a canção O Portão em um vídeo no qual ela imita um acesso de raiva que o artista teve em um show, mandando uma fã calar a boca.
Eu voltei… Brasília é o meu lugar!!
Deputado Federal 2255 #eleicoes2022 #eleições #saopaulo #deputadofederal pic.twitter.com/SmGPGPHRN4— Tiririca na Web (@tiriricanaweb) August 29, 2022
– De gosto duvidoso ou não, não se pode esquecer de que se trata de propaganda destinada à eleição de cargo junto ao Poder Executivo [sic], de modo que, em confronto com o direito à honra e imagem individuais do autor, o direito coletivo e democrático ao voto e às ferramentas que permitam seu adequado exercício merece, em sede liminar, maior proteção – escreveu o juiz Guilherme Madeira Dezem, na decisão do TJ-SP.
Na ação encaminhada ao STF, a defesa de Roberto Carlos alega que o vídeo de campanha “induz os eleitores e o público em geral ao erro, causando uma associação indevida entre Tiririca e Roberto Carlos, gerando danos à reputação do músico”. Além da remoção do conteúdo, é solicitada uma indenização de R$ 50 mil por danos morais.
A defesa ainda afirma que o cantor “vem exercendo o direito de não se posicionar publicamente em apoio a qualquer político ou partido às vésperas da eleição. Entretanto, contra sua vontade, sua imagem vem sendo atrelada à campanha do réu”.
No Supremo, o caso está nas mãos do ministro Ricardo Lewandowski, e tramita em segredo de Justiça.
Leia também1 Justiça eleitoral manda tirar do ar propaganda de Kid Bengala por ferir ‘moral e bons costumes’
2 Festival de cinema cancela homenagem a José Dumont
3 Janja 'alfineta' Michelle e diz que não será ajudadora de Lula
4 Homem é acusado de fingir ser jogador para cometer abusos
5 Diretor de Tropa de Elite diz que Sergio Moro é um "cara burro"