Leia também:
X Flordelis exonera filhos que trabalhavam em seu gabinete

RJ: Mourão diz que acha difícil volta de Witzel ao governo

Vice-presidente declarou que processo de impeachment do governador afastado deve avançar

Pleno.News - 28/08/2020 12h46

Vice-presidente Hamilton Mourão Foto: PR/Romério Cunha

O vice-presidente Hamilton Mourão avaliou que dificilmente o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, voltará a exercer o cargo. O ex-gestor estadual foi afastado do posto nesta sexta-feira (28) pelo prazo inicial de 180 dias por autorização do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

No período, quem assumirá a função será o vice-governador Cláudio Castro, do PSC, que também é alvo da operação da Polícia Federal. Ao chegar ao Palácio do Planalto, Mourão disse que lamenta que a população fluminense passe pela situação e avaliou que a corrupção “se enraizou no Rio de Janeiro”.

– Eu lamento pelo povo do Rio de Janeiro que sofre a ausência de estado. A gente tem de buscar uma forma para reverter essa situação – disse.

O general da reserva lembrou que Witzel enfrenta um procedimento de impeachment na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e disse acreditar que, diante do afastamento, o processo deve avançar.

– Eu acredito que, ao longo desses próximos seis meses, esse processo de impeachment deve avançar. Acho difícil que ele volte – completou.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, além de Witzel, são alvos da operação da Polícia Federal busca o vice-governador e o presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano (PT). Os policiais também cumpriram mandado de prisão contra o presidente do PSC, Pastor Everaldo, e buscam o ex-secretário estadual Lucas Tristão, braço direito de Witzel.

A operação Tris in Idem ocorre por ordem do ministro Benedito Gonçalves, do STJ. No total, são 17 mandados de prisão, sendo 6 preventivas e 11 temporárias, e 84 de busca e apreensão. O processo de impeachment de Witzel está travado, com recursos sobre a tramitação sob análise do STF (Supremo Tribunal Federal).

*Folhapress

Leia também1 'Covidão do RJ' envolve pastor, deputado do PT e até reitor
2 Caso Wilson Witzel: Entenda o afastamento e quem é quem
3 Limites? Web cria série de memes após saída de Witzel
4 Denunciado, Witzel culpa Bolsonaro por perseguição
5 Witzel e esposa são acusados de criar "caixinha de propina"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.