Leia também:
X Tenista Roger Federer anuncia aposentadoria aos 41 anos

Richarlison contesta uso político da camisa da seleção

De acordo com o jogador, se "perde a identidade"

Pleno.News - 15/09/2022 11h52 | atualizado em 15/09/2022 12h53

Richarlison, da Seleção Brasileira de futebol Foto: EFE/EPA/JEON HEON-KYUN

O uso da camisa da Seleção Brasileira como símbolo político foi criticado pelo atacante Richarlison, do Tottenham, logo após a derrota por 2 a 0 do time inglês diante do Sporting, na Liga dos Campeões. Questionado sobre o assunto na zona mista do Estádio de Alvalade, em Lisboa, o jogador disse que o uniforme “perde a identidade” quando utilizado dessa forma.

– Hoje em dia, o pessoal leva muito [a camisa] para o lado político. Isso faz a gente perder a identidade da camisa e da bandeira amarela – comentou o atacante.

– Acho importante que eu, como jogador, torcedor e brasileiro, tente levar essa identificação para todo o mundo. É importante reconhecer que a gente é brasileiro, tem sangue brasileiro e levar isso para o mundo – completou.

O discurso do jogador está alinhado à intenção da CBF de desvincular a imagem da camisa verde-amarela dos movimentos políticos. Nos últimos anos, o uso da peça tem sido associado ao presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, já que seus apoiadores costumam usá-la como símbolo em manifestações.

Ao anunciar o modelo que será utilizado na Copa do Mundo do Catar em novembro, a CBF fez questão de usar imagens de artistas com posicionamento de esquerda, como o rapper Djonga, para colocar a desvinculação em prática. A campanha de divulgação contou com outros nomes da música, como MC Hariel, e também do esporte, entre eles o próprio Richarlison.

Escolhido para ser um dos rostos do anúncio, o atacante do Tottenham, que costuma se posicionar sobre assuntos fora do futebol, participou em agosto de um projeto da Nike, fornecedora de material esportivo da seleção. No vídeo, ele aparece vestindo a nova camisa da seleção.

*AE

Leia também1 CBF apresenta camisa da Seleção Brasileira para Copa no Catar
2 Jogador Lucas Moura declara apoio a Bolsonaro e critica Lula
3 Cristiano Ronaldo encontra Jordan B. Peterson e é criticado
4 Luva de Pedreiro faz live com Falcão e diz que Leo Dias mentiu
5 Atleta de rúgbi chama Elizabeth II de "cadela burra" e é suspensa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.