Leia também:
X CPI da Covid convocará Carlos Wizard e Arthur Weintraub

Ricardo Lewandowski vota para anular delação de Sérgio Cabral

Placar agora está 5 a 2 para que colaboração do ex-governador do RJ, que inclui acusações contra o ministro Dias Toffoli, seja anulada

Pleno.News - 26/05/2021 15h07 | atualizado em 26/05/2021 16h03

Ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal Foto: STF/SCO/Carlos Moura

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (26) para anular a decisão do ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, que homologou a colaboração premiada do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, com a Polícia Federal. O placar está em 5 a 2 para tornar o acordo sem efeito.

– A simples chancela homologatória do juiz não torna constitucional o que é inconstitucional, legal o que é ilegal, justo o que é injusto. O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro recusou-se a celebrar o acordo de colaboração premiada com o ex-governador Sérgio Cabral por considerar que ele seria o líder de organização criminosa, além de ostentar inúmeras condenações – afirmou.

O tribunal está decidindo sobre a validade da delação no plenário virtual, plataforma que permite aos ministros analisarem os processos e incluírem manifestações no sistema online sem necessidade de reunião presencial ou por videoconferência.

Embora a decisão que homologou a colaboração do ex-governador tenha partido do próprio tribunal, pelas mãos de Fachin, o caso está sendo revisitado no colegiado depois que vieram a público acusações de Cabral que atingiram outro integrante da Corte: o ministro Dias Toffoli.

O político disse ter conhecimento de pagamentos na ordem de R$ 4 milhões em troca da venda de decisões judiciais favoráveis a dois prefeitos fluminenses no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde Toffoli ocupou uma cadeira entre 2012 e 2016. A discussão está sendo travada a partir de um recurso da Procuradoria Geral da República (PGR), que contesta a negociação.

*Estadão

Leia também1 Vídeo: Cabral detalha acusações de propina contra Dias Toffoli
2 PF: Emails, decisões e agendas foram indícios contra Toffoli
3 STF está dividido em julgamento sobre delação de Sérgio Cabral
4 Delação de Cabral: Gilmar quer que PGR investigue delegado
5 Após menção a Toffoli, STF julga extinção da delação de Cabral

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.