Novo reforça convite para De Toni disputar Senado pelo partido
Segundo interlocutores, filiação é articulada desde o ano passado
Pleno.News - 05/02/2026 16h49 | atualizado em 05/02/2026 17h29

Nesta quinta-feira (5), o presidente do partido Novo, Eduardo Ribeiro, voltou a reforçar o convite para que a deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) dispute uma vaga no Senado pela legenda nas eleições de 2026.
Segundo interlocutores do Novo, Eduardo Ribeiro articula desde o ano passado a filiação da deputada, com a garantia pública de sua candidatura ao Senado. Nos últimos dias, Caroline de Toni revelou ter sido comunicada pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, de que não teria a legenda para a disputa, em razão de um acordo firmado em âmbito nacional.
Bem posicionada nas pesquisas, a avaliação interna do Novo é de que Caroline de Toni reúne capital político e densidade eleitoral suficientes para liderar uma campanha altamente competitiva, mesmo em uma candidatura sem coligação.
– Pelo Novo, a candidatura da Carol ao Senado é inegociável. O Brasil precisa de senadores com independência, preparo técnico e coragem para cumprir o papel constitucional do Senado, e a Carol reúne todas essas condições – destacou Eduardo Ribeiro, presidente do Novo.
Crítico frequente do Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo Ribeiro tem afirmado em entrevistas que uma das prioridades estratégicas do partido é ampliar sua presença no Senado como forma de conter o que considera abusos da Corte.
O Novo já anunciou nomes de destaque para a corrida ao Senado, como os deputados Marcel van Hattem (RS) e Deltan Dallagnol (PR). Nesse contexto, Caroline de Toni é vista como um dos quadros mais competitivos para a legenda, e a insistência de Eduardo Ribeiro sinaliza uma estratégia clara de apostar em lideranças com votação comprovada e forte identificação com o eleitorado.
Nos bastidores, o partido trabalha para consolidar um projeto nacional que combine viabilidade eleitoral, alinhamento programático e protagonismo político no Senado a partir de 2026.
Leia também1 Lula revela conversa com Lulinha sobre escândalo do INSS
2 Tarcísio diz que definição de vice será "mais à frente"
3 Lula fala em desejo de "melhorar a vida do povo" da Venezuela
4 CPI: Relator quer chamar mulher de Moraes e irmãos de Toffoli
5 Janja vai desfilar na Sapucaí em escola que homenageia Lula



















