Leia também:
X Senado quer “carimbar” verba para aprovar PEC do Estouro

Revogaço de Lula deve encontrar barreira no Congresso Nacional

Parlamentares pretendem não deixar Lula "atropelar" o Legislativo com revogações

Pleno.News - 04/12/2022 09h28 | atualizado em 05/12/2022 12h12

Lula durante a campanha Foto: Lula/Ricardo Stuckert

Debatida antes mesmo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser eleito no pleito presidencial, as revogações de medidas do governo Jair Bolsonaro (PL) pretendidas pelo petista podem até acontecer, mas a extensão delas dependerá de negociação com o novo Congresso, que tomará posse em fevereiro do próximo ano.

Parlamentares de oposição querem ser chamados para tratativas. Em café da manhã na casa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na última quarta-feira (30), integrantes da bancada que defende o uso de armas disseram que estão atentos à pretendida mudança na política armamentista de Bolsonaro. Eles ameaçam resistir.

– Não será da maneira como Lula acha que vai [ser]. Temos um Congresso conservador e não vai prosperar um revogaço – afirmou o deputado federal eleito Alberto Fraga (PL-DF), político próximo de Bolsonaro.

O encontro dos deputados com Lira ocorreu horas antes de o presidente da Câmara se reunir com Lula. O petista passou a última semana em Brasília em articulações para construir a base do governo. Lula conversou com líderes do MDB, PSD e União Brasil para tentar atraí-los e anunciou apoio à reeleição de Lira.

A dimensão da base será determinante para diminuir a resistência a um revogaço. A bancada das armas, por exemplo, será composta por 44 deputados em 2023 – dos quais sete deles são do União Brasil. Segundo Fraga, os parlamentares estão abertos a negociar, mas, para isso, Lula não deve “atropelar” o Congresso.

Coordenador do grupo, o deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) afirmou que a bancada tem tamanho para paralisar os trabalhos na Câmara.

– Se não tivermos a maioria, temos número suficiente para pegar o “kit obstrução” e não deixar tramitar nada, nem nas comissões nem no plenário – disse ele, que passará o comando da bancada para Fraga no próximo ano.

A intenção da administração petista seria reverter, em pouco tempo, os decretos que flexibilizam a compra e o porte de armas. O revogaço em início de gestão tem um precedente que inspira o futuro governo: horas após a posse, Joe Biden assinou 17 medidas que alteraram políticas adotadas no governo Donald Trump nos Estados Unidos.

Além das questões relacionadas às armas, estão na mira do petista atos que estabeleceram protocolos sanitários durante a pandemia da Covid-19, além de 100 decretos e atos normativos relacionados à proteção ambiental, como medidas que impedem a aplicação de multas.

*AE

Leia também1 Senado quer "carimbar" verba para aprovar PEC do Estouro
2 Anitta: "Tenho o vírus que pode causar esclerose múltipla"
3 Israel revida ataque do Hamas e explode fábrica de foguetes
4 Manifestantes ocupam shopping em Brasília contra Lula
5 Rádio nos EUA transmite aborto em reportagem polêmica

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.