Leia também:
X Mesmo em caso de hexa, Tite descarta encontrar Bolsonaro

Reviravolta: CPI da Covid em BH pede indiciamento de Kalil

Funcionários do alto escalão da prefeitura também se tornaram alvos

Pierre Borges - 11/11/2021 16h54 | atualizado em 11/11/2021 17h41

Prefeito Alexandre Kalil
Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil Foto: CMBH/Bernardo Dias

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Gastos com a Covid-19, da Câmara de vereadores de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, aprovou na manhã desta quinta-feira (11) uma nova versão do relatório final, desta vez pedindo o indiciamento do prefeito Alexandre Kalil.

A versão anterior, feita pelo vereador Irlan Melo, pedia apenas a investigação do prefeito, por suspeita de crime de responsabilidade. Já a nova versão, de autoria da vereadora Flávia Borja, pede o indiciamento de Kalil, de André Reis, secretário de Planejamento, e de Jackson Machado, secretário de Saúde. O parecer alega que os acusados praticaram improbidade administrativa e emprego irregular de verbas ou rendas públicas.

Kalil também é indiciado por “utilizar-se, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos” e de “conceder empréstimo, auxílios ou subvenções sem autorização da Câmara, ou em desacordo com a lei”. O prefeito repassou cerca de R$ 220 milhões às empresas de ônibus em compra antecipada de vales-transportes.

Jackson Machado também é acusado de “negar publicidade aos atos oficiais”, enquanto o secretário de Fazenda, João Antônio Fleury, teve seu pedido de indiciamento mantido no novo relatório por improbidade administrativa e falsidade ideológica.

O novo texto também suprime o pedido de indiciamento dos infectologistas do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 Carlos Starling e Estevão Urbano. O relatório de Flávia contou com o apoio dos vereadores José Ferreira, Nikolas Ferreira e Juliano Lopes.

O prefeito Alexandre Kalil declarou ao jornal O Tempo que os vereadores “chegaram à beira do ridículo” e que “de mais a mais, eu tenho que cuidar da cidade”.

Leia também1 Mesmo em caso de hexa, Tite descarta encontrar Bolsonaro
2 Na COP26, governador do Piauí testa positivo para Covid-19
3 Após morte de Marília, Maiara e Maraisa retomam shows
4 Mulher pede que a cremem com milho de pipoca e velório viraliza
5 Stand-up de Patrícia Ramos vai apoiar crianças carentes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.