Leia também:
X Guedes: Brasil “está decolando mais uma vez”, apesar de crise hídrica e inflação

Renan quer “culpar” Bolsonaro por mortes na pandemia

Relator disse que vai recomendar à CPI da Covid que responsabilize o presidente

Pleno.News - 01/10/2021 15h17 | atualizado em 01/10/2021 16h40

Senador Renan Calheiros é o relator da CPI da Covid Foto: Agência Senado/Geraldo Magela

Nesta sexta-feira (1º), o senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, afirmou que deve recomendar a responsabilização do presidente Jair Bolsonaro por mortes durante a pandemia de Covid-19. A declaração foi dada por ele durante uma entrevista à GloboNews.

Renan abordou o assunto ao falar que os “agentes públicos e agentes privados” que forem responsabilizados pelas mortes “precisam pagar exemplarmente”.

– Vamos, sim, responsabilizar os agentes públicos e agentes privados. Todos aqueles que, de uma forma ou de outra, cometeram crimes, não é? E, por isso, precisam pagar exemplarmente. Então, a comissão parlamentar de inquérito, ela vai indiciá-los em crimes comuns. São vários os tipos de crimes comuns. Ela vai indiciá-los em crime de responsabilidade. Ela vai indiciá-los também em crime contra a saúde pública – destacou.

Ao falar de Bolsonaro, o senador afirmou que o presidente deve ser responsabilizado pelas “digitais, pela participação, pela omissão, pela forma como deixou de comprar na hora certa as vacinas, pelo crime que significou ele não responder às ofertas da Pfizer, do Butantan, da OMS”.

Renan Calheiros então citou a questão da vacina Covaxin.

– Ficou comprovado na CPI que o Brasil poderia ter sido um dos primeiros países a vacinar no mundo. Enquanto ele recusa isso, liga para o primeiro-ministro da Índia e manda uma mensagem no outro dia pedindo para comprar 20 milhões de doses da Covaxin, que é um lixo do ponto de vista vacinal – ressaltou.

Durante a entrevista, o parlamentar afirmou ainda que a CPI pretende buscar a responsabilização do Estado brasileiro e criar uma lei para garantir o pagamento de indenização às famílias de pessoas mortas por Covid-19.

Leia também1 Bolsonaro alfineta: 'Quem não quiser a verdade vai lá, na Globo'
2 Para Bolsonaro, Brasil foi o que menos sofreu na economia na pandemia
3 Mulher é presa na frente dos filhos por não ter passaporte sanitário
4 Guedes: "O presidente é popular, é muito diferente de populismo”
5 Ato contra Bolsonaro terá trio elétrico alugado por R$ 100 mil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.