Leia também:
X Aras nega ter recebido convite para o STF: ‘Até o momento’

Renan pretende indiciar Roberto Jefferson em relatório da CPI

Inclusão do nome do ex-deputado ocorreu neste sábado

Monique Mello - 17/10/2021 16h37 | atualizado em 18/10/2021 12h11

Renan Calheiros incluiu Roberto Jefferson em relatório da CPI da Covid Foto: Agência Senado/Waldemir Barreto /Felipe Menezes/PTB Nacional

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, vai pedir o indiciamento do ex-deputado Roberto Jefferson em seu parecer por divulgação de fake news sobre a “disseminação e o tratamento precoce contra a Covid”.

O nome do presidente nacional do PTB foi incluído neste sábado (16).

– Estou concluindo o relatório. Recomendamos a continuidade da apuração, e os nomes podem ser indiciados na justiça – afirmou Renan à CNN Brasil.

A defesa de Roberto Jefferson ainda não se manifestou sobre a inclusão do nome do ex-deputado no relatório final da CPI. Ele se encontra preso há quase dois meses, por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes.

Embora ainda não seja consenso na cúpula da CPI, Calheiros disse que mantém o nome do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, entre os pedidos de indiciados. Ele responderia pela época em que atuava como ministro da Casa Civil, no início da pandemia.

A lista de indiciados da CPI da Covid contém mais de 50 nomes indicados por Calheiros. O parlamentar pretende indiciá-los por crimes de pandemia, infração de medida sanitária, emprego irregular de dinheiro público, falsificação de documentos, prevaricação, crimes contra a humanidade e crimes de responsabilidade.

Neste domingo (17), o relator anunciou que a leitura do parecer final da comissão foi adiada. Segundo ele, a decisão foi foi tomada pelo presidente da CPI, o senador Omar Aziz (PSD-AM).

O documento seria lido na próxima terça-feira (19). Ainda não foi estipulada uma nova data para a apresentação do texto.

Leia também1 Renan anuncia adiamento da leitura do relatório final da CPI
2 “Oro em desfavor do Xandão”, diz Roberto Jefferson em vídeo
3 Relatório final da CPI vai propor 17 mudanças na legislação
4 Para Renan, amizade com Lula não 'tira legitimidade' da CPI
5 "Bandido é elogio para ele", diz Bolsonaro sobre Renan Calheiros

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.