Renan nega ter vazado o próprio relatório, mas acha que ‘foi bom’
Vazamento do texto causou mal-estar na cúpula da CPI
Gabriela Doria - 18/10/2021 16h08 | atualizado em 18/10/2021 16h31

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid-19, negou que tenha sido ele o responsável por vazar o teor do texto final da comissão – redigido por ele mesmo.
Em entrevista à colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, Renan disse ser “contra o vazamento das minutas do relatório da CPI da Covid”; no entanto, não escondeu sua satisfação com a divulgação antecipada do documento.
– Fui contra [o vazamento]. Mas, já que vazou, acabou sendo bom. O debate tem que ser público. Cada um [senador] deve dizer o que defende – declarou.
A divulgação das informações do relatório gerou grande mal-estar na cúpula da CPI. Os senadores Omar Aziz (PSD-AM), presidente da comissão, e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente, disseram publicamente que o vazamento prejudicou o andamento dos trabalhos.
Sem papas na língua, Aziz disse a Renan que ele “não é o dono da verdade”. Randolfe classificou o vazamento como “incômodo”.
Alguns senadores ouvidos por Bergamo acreditam que o vazamento foi uma manobra para constranger outros parlamentares a seguirem as medidas propostas por Renan, medidas estas que estão longe de ser consenso.
Leia também1 Relatório de Renan causou briga no WhatsApp entre senadores
2 'Capitã Cloroquina' e Queiroga defendem “autonomia médica”
3 Randolfe reclama de vazamento de relatório da CPI: "Incômodo"
4 Aziz admite atritos com Renan: "Não, não está tudo bem"
5 G7 avalia que relatório final da CPI "isola" Renan, diz colunista