Leia também:
X Lázaro tinha R$ 4,4 mil no bolso e planejava deixar Goiás

Renan Calheiros: ‘Fui vítima da PGR como Lula foi da Lava Jato’

Foram abertas 34 investigações contra o senador

Monique Mello - 28/06/2021 13h46 | atualizado em 28/06/2021 14h45

Senador Renan Calheiros (MDB-AL) Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, comparou-se ao ex-presidente Lula (PT) ao dizer que foi “vítima” da PGR (Procuradoria-Geral da República), assim como o petista foi da Lava Jato.

– O Lula não era sequer investigado. O Lula passou a ser investigado quando nos aproximamos das eleições e viram, com as pesquisas, que ele ganharia a eleição. E aí pegaram o processo ridículo que estava em São Bernardo e levaram para Curitiba, fizeram uma exposição pública do Lula, várias buscas e apreensão – disse o senador em entrevista ao UOL nesta segunda-feira (28).

Calheiros recordou as 34 investigações abertas contra ele pela força-tarefa federal, das quais ele garante que nenhuma delas tinha provas. O parlamentar afirma que o fato de ele ser presidente do Congresso Nacional naquela circunstância impulsionou o encaminhamento dessas investigações.

Calheiros criticou a Operação Lava Jato, que, segundo ele, “extrapolou limites”.

– Fui ministro da Justiça e sempre defendi investigação. E acho que, em qualquer circunstância, deve haver oportunidade para o acusado se defender. Uma coisa é você ser acusado com provas; outra é sem provas. A Lava Jato tem contribuições civilizatórias, mas ela, quando exagerou, extrapolou seus limites. Quando teve objeto político, que era a substituição da política, ela perdeu completamente o rumo e passou a se desmoralizar – declarou.

A entrevista também rendeu críticas ao governo federal. Crítico de Bolsonaro, o senador apontou “falso brilhantismo” na gestão.

– Nós estamos sob a égide de um orçamento paralelo; isso do ponto de vista orçamentário. Isso é um retrocesso inominável. No ano de 2020, através dessa emenda RP9, o governo federal, através do Ministério da Saúde, gastou R$ 8 bilhões. Não é com emendas parlamentares, mas emendas clandestinas que foram dadas a membros da base do governo – finalizou Calheiros.

 

Leia também1 Senadores pedem prorrogação da CPI da Covid em 90 dias
2 'Não tenho como saber tudo que acontece', diz Bolsonaro
3 Lula elogia China e diz que o país asiático tem um "partido forte"
4 Saiba o que são as pastas usadas pela segurança de Bolsonaro
5 Magistrados querem "cota" no Supremo para juízes de carreira

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.