Leia também:
X Legislativo poderá decidir sobre rede sociais de parlamentares

Relembre todas as vezes que Lula se comparou a Deus e Jesus

Falas do presidente foram lembradas após declaração sobre a seca do sertão

Pleno.News - 29/05/2025 17h11 | atualizado em 29/05/2025 17h40

Presidente Lula Foto: EFE/EPA/MINH HOANG/POOL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (28) que “Deus deixou o sertão sem água”, porque sabia que ele seria eleito presidente.

– Fazia 179 anos que se prometia água para essa região. Graças a Deus, eu descobri uma coisa: Deus deixou o sertão sem água, porque ele sabia que eu ia ser presidente da República e eu ia trazer água para cá – disse.

A declaração, que ocorreu na inauguração de uma das obras da transposição do Rio São Francisco, no município de Cachoeira dos Índios (PB), não é a primeira fala do presidente se colocando em grande proximidade ou até se comparando com Deus e Jesus.

No Sindicato dos Bancários, em março de 2016, Lula discursou para a militância petista sobre a manhã daquele dia, em que o então ex-presidente fora alvo da 24ª fase da Operação Lava Jato

– Eu falo para o meu filho: não fica com raiva, é assim, meu filho, vamos suportar. Jesus Cristo sofreu mais do que nós. Tiradentes foi crucificado, e somente após mais de 100 anos foi transformado em herói. Se a gente tem que pagar esse preço, vamos pagar. Mas vamos lutar – disse, se referindo ao filho que também foi alvo da operação, Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha.

No mesmo ano, Lula afirmou que só Jesus Cristo ganharia dele no quesito popularidade no país. A comparação foi feita no pronunciamento após denúncia do Ministério Público Federal contra ele no âmbito da Lava Jato.

– Eu tenho uma história pública conhecida. Acho que só ganha de mim, aqui no Brasil, Jesus Cristo. Só! Porque, pense, um cabra conhecido e marcado neste país. Foi assim no sindicato. Foi assim no PT – disse.

Ainda em 2016, segundo reportagem do UOL, Lula comparou sua trajetória a de Jesus Cristo e voltou a falar de Tiradentes, a figura nacional conhecida por lutar na Inconfidência Mineira. A declaração foi feita durante comício da então candidata à Prefeitura do Rio Jandira Feghali (PCdoB).

Na ocasião, falando sobre a investigação da Lava Jato em curso, Lula disse que não queria se comparar a Jesus Cristo, “mas ele também foi perseguido. Herodes mandou matá-lo antes de nascer. Tiradentes lutou pela independência e mataram o bichinho. Mas eles mataram a carne, e as ideias ficaram. Eles aguentaram o Getúlio [Vargas] 30 anos como ditador, mas não o aguentaram quatro anos de democracia e o obrigaram a se matar”.

Durante a campanha eleitoral de 2022, em que concorreu e venceu o então presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula afirmou que não acreditava na possibilidade de uma terceira via, comparando a disputa de ambos com a luta entre Deus e o diabo.

– A humanidade acompanha há séculos a polarização entre Deus e o diabo e nunca teve uma terceira via – teria dito Lula a integrantes do partido, segundo reportagem do UOL.

BOATO DESMENTIDO
Em 2019, uma suposta declaração de Lula em que se comparava a Deus e a Getúlio foi desmentida pelo Estadão Verifica – equipe de fact-checking do Estadão que analisa conteúdos suspeitos que viralizam nas redes sociais e no WhatsApp.

Um texto compartilhado milhares de vezes em 2019 aponta que o petista teria dito a frase “eu fui melhor que Getúlio e se eleito serei melhor que Deus” já havia circulado em 2017, sem provas que apontassem a autoria do presidente.

*AE

Leia também1 Legislativo poderá decidir sobre rede sociais de parlamentares
2 Hugo Motta cita possível corte em emendas com ajuste de gastos
3 Vídeo mostra Xuxa Meneghel alimentando morcegos em casa
4 PL Mulher lança "Guia para o Futuro do Brasil Conservador"
5 Convenção Batista Fluminense reúne igrejas na 116ª Assembleia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.