Leia também:
X Fux restabelece “passaporte da vacina” em Macaé, no RJ

Relatório final da CPI vai propor 17 mudanças na legislação

Documento deverá ser votado em 26 de outubro

Monique Mello - 17/10/2021 13h10 | atualizado em 17/10/2021 16h36

Senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL) Foto: Agência Senado/Edilson Rodrigues

O relatório final da CPI da Covid irá propor 17 projetos com mudanças de lei ou na Constituição, entre elas a criminalização de fake news e alterações na lei de lavagem de dinheiro para coibir o financiamento de conteúdo falso. O documento será apresentado aos senadores na próxima terça-feira (19).

Podendo sofrer modificações com base no pedido de demais integrantes do colegiado, o documento seria votado inicialmente na próxima quarta-feira (20). No entanto, neste domingo (17), o presidente da comissão Omar Aziz (PSD-AM) anunciou que será em 26 de outubro.

Uma das propostas pretende definir e punir o crime de extermínio, previsto no Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional. O parecer sugere ainda mudanças no Código Penal para endurecer penas de crimes contra a administração pública, quando “praticados em situação de calamidade pública ou de emergência em saúde e propõe pensão para órfãos de vítimas da pandemia.”

O relator Renan Calheiros (MDB-AL) também sugere mudar a lei de criação do SUS para incluir a definição de que os serviços públicos serão embasados nas melhores evidências científicas disponíveis.

Como já fora noticiado, o relatório acusa o governo Bolsonaro de ter agido de forma dolosa (intencional) na condução da pandemia. A novidade é que também será atribuído ao presidente da República e ao ex-ministro Eduardo Pazuello o crime de homicídio qualificado. Até então, o relatório atribuía a eles o crime de homicídio comissivo (por omissão).

Leia também1 Para Renan, amizade com Lula não 'tira legitimidade' da CPI
2 "Crise na cúpula": Aziz critica Renan sobre relatório da CPI
3 "Bandido é elogio para ele", diz Bolsonaro sobre Renan Calheiros
4 CPI: Renan Calheiros diz que vai indiciar filhos de Bolsonaro
5 CPI: Ricardo Barros promete processar Renan se for indiciado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.