Leia também:
X STF mantém condenação de Maluf a sete anos de prisão

Relator recomenda arquivar 2ª denúncia contra Temer

Para deputado Bonifácio de Andrada, acusações apresentadas tem caráter político e não criminais

Henrique Gimenes - 10/10/2017 17h34 | atualizado em 10/10/2017 17h52

Relator da segunda denúncia de Temer, deputado Bonifácio de Andrada recomenda pelo arquivamento da acusação Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

O relator da segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer leu seu parecer na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira (10). O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) recomendou o arquivamento da denúncia.

Na acusação, Michel Temer é acusado dos crimes de obstrução de Justiça e, juntamente com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, do crime de organização criminosa.

Para o deputado Bonifácio, as acusações apresentadas na peça tem caráter político e não criminais. Para ele, a gravação na qual se baseia parte da denúncia é uma prova ilícita. O deputado ainda apontou relações ilícitas entre o procuradores nos acordos de delação de Joesley Batista, da J&F.

O próximo passo será a votação do relatório na CCJ, o que deve acontecer na próxima semana. O texto, no caso de ser aprovado, será enviado para votação no plenário da Câmara. No caso de ser rejeitado, um novo relator será escolhido entre os que votaram contra o relatório, que dará seu novo parecer. O plenário da casa então irá realizar o julgamento. Caso a denúncia da PGR seja aceita, o STF poderá então prosseguir com as investigações contra o presidente. Temer então seria afastado por até 180 dias. Caso a denúncia não seja aceita, será arquivada até o final do mandato do presidente Temer.

LEIA TAMBÉM
+ Maia: ‘Relator da segunda denúncia é jurista qualificado’
+ Temer: Denúncia ‘é realismo fantástico em estado puro’

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.