Relator da desoneração critica decisão do STF: “Tapetão”
O governo federal judicializou a questão após perder no Congresso
Leiliane Lopes - 30/04/2024 16h49 | atualizado em 30/04/2024 19h38

O senador Angelo Coronel (PSD-PA), relator do projeto de desoneração da folha de pagamentos, disse em entrevista à Veja que a Advocacia-Geral da União (AGU) criou uma peça mentirosa para conseguir que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendesse parte da desoneração aprovada pelo Congresso.
– A AGU cometeu um ato insano ao colocar na ADI fatos e premissas inexistentes. (…) Essa peça da AGU foi uma mentira grande, eu acho que constrangeu até o ministro [Cristiano] Zanin – declarou o parlamentar.
O texto da desoneração da folha de pagamentos é contrário aos interesses do governo Lula (PT). Sem conseguir negociar com senadores e deputados, o projeto foi aprovado. Lula vetou, o Congresso derrubou o veto e o governo editou uma Medida Provisória contrária ao entendimento Legislativo.
Agora, a AGU levou o caso ao STF, conseguindo vitória com o voto do ex-advogado do presidente.
– A gente vê que o Ministério da Fazenda quis afrontar o Congresso Nacional. E como ele viu que perdeu todas as batalhas, judicializou. Correu da raia do diálogo, do entendimento e foi tentar reverter no “tapetão” – disse o senador.
Leia também1 Xuxa ainda deve honorários aos advogados de Carla Zambelli
2 Desemprego cresce e chega a 7,9% no trimestre encerrado em março
3 Advogado levará caso de Daniel Silveira aos EUA e Europa
4 Canção sobre autismo, de Cristina Mel, atua contra rótulos sociais
5 Fafá reclama de ausência de artistas do Norte no Rock in Rio