Relator aceita denúncia contra Zambelli no Conselho de Ética
Decisão ainda terá de ser votada pelo colegiado
Thamirys Andrade - 02/08/2023 14h32 | atualizado em 02/08/2023 15h46

O deputado federal João Leão (PP-BA), relator da ação contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP) no Conselho de Ética da Câmara, votou para aceitar a denúncia contra a parlamentar. O processo pode resultar na cassação do mandato da congressista por suposta quebra de decoro.
Apesar do parecer de Leão, o tema ainda precisa passar pelo crivo do Conselho de Ética. A análise, contudo, foi postergada para a próxima semana, após o deputado Domingos Sávio (PL-MG) apresentar um pedido de vista.
Durante a sessão, o relator leu o parecer e propôs que Zambelli topasse um acordo para pedir desculpas a Duarte, ideia aceita pela parlamentar. Contudo, a sugestão não avançou, porque o denunciante disse que não aceitaria as desculpas, e o deputado Mário Heringer (PDT-MG) advertiu que o regimento não previa esse tipo de acordo.
Em seu voto, Leão afirmou que há “necessidade de que este Conselho de Ética se debruce sobre os fatos” e, por isso, se posicionou a favor da continuidade do processo.
– Do vídeo e das notas taquigráficas, despontam elementos suficientes de autoria e materialidade relativos à possibilidade de que a representada teria proferido xingamentos graves e supostamente achincalhando a honra de Duarte Junior, cenário habitual a suportar o prosseguimento deste feito – considerou.
A ação contra Zambelli foi apresentada pelo PSB. O partido a acusa de quebra de decoro ao “xingar e constranger” o deputado Duarte em audiência no dia 11 de abril, com o ministro Flávio Dino, titular da pasta da Justiça e Segurança Pública.
Em sua própria defesa, a congressista afirma que o “fato apresentado pelo PSB não traz a veracidade dos fatos”.
– Naquele dia, a audiência estava muito barulhenta. Existe um vídeo que aparece eu fazendo assim para trás e falando a palavra que não vou repetir aqui, mas eu não mandei a pessoa para aquele lugar – nega Zambelli.
Leia também1 Em dia de ação da PF, Zambelli encara Conselho de Ética
2 Zambelli: “Impressão é que estão tentando envolver Bolsonaro”
3 Chaveiro é chamado pela PF para abrir cofre na casa de Zambelli
4 "Barbaridade", dispara Valdemar sobre operação contra Zambelli
5 Moraes manda PF apreender passaporte e armas de Zambelli