Leia também:
X Moraes quer fechar o Congresso, afirma Marcel Van Hattem

Relação entre Lira e governo Lula está “azeda”, aponta colunista

Presidente da Câmara se queixa de que governo não está cumprindo acordos

Thamirys Andrade - 15/05/2023 15h26 | atualizado em 15/05/2023 17h32

Lula e Arthur Lira Foto: Ricardo Stuckert / PT

A relação entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anda estremecida. Segundo informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o chefe da Casa Legislativa tem se queixado de que a gestão do petista não está cumprindo acordos.

De acordo com ele, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, chegou a lhe dizer que “compromissos a gente cumpre quando dá”, enquanto Lula se limitou a calar-se sobre a afirmação.

As reclamações de Lira tem ocorrido, até mesmo, fora do Brasil. Na última semana, o presidente da Câmara esteve em Nova Iorque para cumprir uma agenda extensa, que incluiu a Conferência do Açúcar e do Etanol e a Lide Brazil Conference. De acordo com o colunista, Lira não escondeu sua insatisfação com o governo em algumas rodas de conversa na viagem.

Apesar do mal-estar, Lira segue afirmando que trabalhará para que o arcabouço fiscal seja aprovado. Seu empenho foi garantido ao ministro da Economia, Fernando Haddad, um dos poucos do governo que o presidente da Câmara ainda poupa em suas críticas.

Vale lembrar que em reunião a sós com o presidente no último dia 2, Arthur Lira disse a Lula que a articulação do governo federal com o Congresso precisa melhorar. Ele também teria frisado a importância de Lula e sua equipe cumprirem compromissos que foram firmados pelo Planalto.

Na ocasião, Lira informou ao petista que as emendas prometidas em troca da aprovação da PEC da Transição não foram pagas aos senadores e deputados. Os cargos prometidos também foram cobrados. Ao final do encontro, o chefe do Executivo mandou sua equipe liberar o pagamento das emendas parlamentares.

Leia também1 Moraes quer fechar o Congresso, afirma Marcel Van Hattem
2 George Soros desmente rumores sobre morte: "Vivo e saudável"
3 Fora do STF, Lewandowski vai trabalhar para irmãos da JBS
4 Estadão critica Lula por cogitar Zanin no STF: "Mau caminho"
5 Policial que matou colegas no Ceará grava vídeo após o crime

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.