Leia também:
X Pacheco elogia posse de Moraes e dispara indiretas sobre eleições

Regina Duarte critica autoridades por não cantaram hino com a mão no peito

Imagens mostram apenas o presidente Jair Bolsonaro fazendo o gesto durante cerimônia de posse de Alexandre de Moraes no TSE

Henrique Gimenes - 17/08/2022 15h06 | atualizado em 18/08/2022 14h30

Regina Duarte ao lado do presidente Jair Bolsonaro Foto: EFE/Joédson Alves

Nesta quarta-feira (17), a atriz Regina Duarte utilizou as redes sociais para comentar um fato que chamou atenção durante a cerimônia de posse de Alexandre de Moraes na Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A artista criticou o fato de ministros e autoridades não cantarem o hino nacional com a mão no peito.

O gesto foi executado apenas pelo presidente Jair Bolsonaro.

A foto compartilhada por Regina Duarte mostra, além de Bolsonaro, o novo presidente da Corte, Alexandre de Moraes, o procurador-geral da República, Augusto Aras, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), os ministros Edson Fachin e Luiz Fux, do STF, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

– O patriota de verdade não esquece jamais de fazer um toque carinhoso em seu coração com a mão sempre que o Hino Nacional da sua terra é entoado. É sua forma de não perder nenhuma oportunidade de declarar seu amor ao solo pátrio e aos brasileiros! Será que tá virando moda se afastar do amor à Pátria? Mas não é lastimável?! Estaremos caminhando para uma terra sem lei, sem ordem (e sem Progresso)? Mais uma vez, repito: É LASTIMÁVEL! Eu sou do tempo em que não se deixava de tocar o peito na hora do hino. Era uma geração assim: no meu país “ninguém tasca”! Quem mais aí…?! – escreveu a atriz.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Regina (@reginaduarte)

A Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971, fala sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, como a Bandeira do Brasil e o Hino.

O artigo 30 afirma:

Nas cerimônias de hasteamento ou arriamento, nas ocasiões em que a Bandeira se apresentar em marcha ou cortejo, assim como durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio, o civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações.

Parágrafo único. É vedada qualquer outra forma de saudação.

Leia também1 Pacheco elogia posse de Moraes e dispara indiretas sobre eleições
2 Confira fotos da posse de Moraes com Bolsonaro e ex-presidentes
3 Clube em SP do qual Moraes é sócio nega homenagem a ele
4 Marco Aurélio sobre discurso de posse de Moraes: "Agressivo"
5 Bolsonaro não aplaude defesa de Moraes ao sistema eleitoral

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.