Leia também:
X Bia Kicis sobre STF: “Muitos parlamentares se acovardam”

Redes sociais se mobilizam em apoio ao Veto 52 de Bolsonaro

Congresso fará sessão conjunta para definir se decisão presidencial sobre o orçamento será mantida

Paulo Moura - 03/03/2020 11h21 | atualizado em 03/03/2020 13h38

Usuários das redes sociais se mobilizaram na manhã desta terça-feira (3) para pedir que o veto do presidente Jair Bolsonaro sobre o orçamento impositivo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020 seja mantido. Uma sessão conjunta realizada entre Senado e Câmara nesta terça definirá o futuro do dispositivo.

Na prática, o chamado “Veto 52” diz respeito ao controle de cerca de R$ 30 bilhões por parte do Congresso. A proposta previa regras para pagamentos de emendas parlamentares, prazos e até punições ao governo, em caso de descumprimento, que foram retiradas do texto.

Na Câmara, serão necessários 257 votos para manter o veto do presidente, enquanto no Senado, serão precisos 53. Caso o veto seja derrubado, o Congresso passará a ter o controle de R$ 30 bilhões de recursos em emendas parlamentares, que poderão ser distribuídas para Estados e municípios.

Na internet, o tópico #Veto52VotoSimAberto foi um dos assuntos mais comentados do Twitter. Além de pedir aos parlamentares que votem pela manutenção do veto, os usuários também cobraram que a votação seja aberta, para que o voto de cada deputado e senador seja de conhecimento público.

Leia também1 Alcolumbre convoca sessão do Congresso para analisar vetos
2 "Respeito o Legislativo, mas nós executamos o Orçamento"
3 Heleno critica atuação do Legislativo: "Prejudica"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.